Busca avançada
Ano de início
Entree

Descontaminacao da superficie de implantes dentarios por meio da terapia fotodinamica

Processo: 08/51876-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Tomie Toyota de Campos
Beneficiário:Juliana Marotti
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Terapia fotodinâmica   Próteses e implantes   Laser   Contaminação   Descontaminação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contaminacao | Descontaminacao | Implante | Laser | Protese | Terapia Fotodinamica

Resumo

As lesões da periimplantite se não tratadas propriamente podem levar à reabsorção óssea e conseqüente perda do implante. Os implantes com superfície rugosa apresentam melhor resposta do tecido ósseo e melhor ancoragem, entretanto facilitam a formação de biofilme sobre sua superfície, dificultando o tratamento da periimplantite. Diversos métodos de limpeza da superfície do implante têm sido descritos, porém podem danificar a superfície do implante. A PDT surge como uma opção viável e de baixo custo para o tratamento da periimplantite. O objetivo deste estudo in vitro é analisar a descontaminação bacteriana em diferentes superfícies de implantes por meio da terapia fotodinâmica. Serão utilizados três tipos de superfície de implantes dentais distintas: SLA (Straumann), Osseotite (3i) e TiUnite (Nobel), totalizando 180 implantes, que serão igualmente divididos (n=10) em 4 grupos e 2 subgrupos, sendo G1 e G2 os grupos controle. Em G1 não será feita a contaminação com saliva, enquanto em G2 será feita a descontaminação pelo método tradicional com solução de gluconato de clorexidina a 0,12%. G3 (PDT - laser+corante) e G4 (sem corante) serão divididos em 2 subgrupos cada, sendo que em G3a e G4a será utilizada a PDT por 120s, G3b e G4b por 240s. A análise da descontaminação bacteriana será feita por meio de contagem de colônias bacterianas, tabelas e/ou gráficos comparativos e análise estatística. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAROTTI, JULIANA; TORTAMANO, PEDRO; CAI, SILVANA; RIBEIRO, MARTHA SIMOES; MIRANDA FRANCO, JOAO EDUARDO; DE CAMPOS, TOMIE TOYOTA. Decontamination of dental implant surfaces by means of photodynamic therapy. Lasers in Medical Science, v. 28, n. 1, p. 303-309, . (08/51876-5, 07/58045-9)