Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos mecanismos envolvidos nas alteracoes de adiposidade de camundongos que super-expressam a apolipoproteina clll e a proteina de transferencia de calesteril ester (cetp).

Processo: 08/53455-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Helena Coutinho Franco de Oliveira
Beneficiário:Helena Fonseca Raposo
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/59786-0 - Metabolismo energético, homeostase intracelular de CA2+ e estresse oxidativo mitocondrial na morte celular, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):11/20136-9 - Repercussão da expressão da proteína de transferência de colesteril éster (CETP) sobre a diferenciação, acúmulo lipídico e lipólise de adipócitos, BE.EP.DR
Assunto(s):Adiposidade   Lipoproteínas   Dieta hiperlipídica

Resumo

Dados epidemiológicos sobre a alta prevalência de obesidade e síndrome metabólica e sua associação com doenças cardiovasculares justificam a relevância da investigação básica sobre os mecanismos celulares e moleculares implicados na gênese do tecido adiposo. Estudos em andamento, bem como resultados recentes de nosso laboratório mostram que a CETP tem um papel anti-adipogênico, tanto em animais sob dieta pobre em gordura, quanto em animais hipertrigliceridêmicos alimentados com dieta rica em gordura (Salerno et al, 2007). No entanto, os mecanismos responsáveis por estes efeitos são totalmente desconhecidos. Por outro lado, outro conjunto de dados recentes do nosso grupo mostra que camundongos que super expressam a apolipoproteína CIII desenvolvem maior massa adiposa que os controles quando alimentados com dieta rica em gordura. Igualmente neste caso, os mecanismos celulares que explicariam este efeito são desconhecidos. Portanto, nossa hipótese é de que as proteínas CETP e apoCIII modificam o destino tecidual dos TG das LP ricas em TG, reduzindo ou aumentando, respectivamente, a disponibilidade destes lipídeos para serem estocados nos tecidos adiposos. Adicionalmente, estas proteínas poderiam interferir localmente na eficiência dos processos de lipólise e lipogênese. Assim, neste projeto, nos propomos a investigar a participação dos processos de captação e retenção de ácidos graxos, lipogênese e lipólise do tecido adiposo dos animais CETP e apo CIII transgênicos e controles durante alimentação com dieta pobre e rica em gordura, respectivamente. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAPOSO, Helena Fonseca. Estudo dos mecanismos envolvidos na redução de adiposidade de camundongos que super-expressam a proteína de transferência de colesteril éster (CETP). 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.