Busca avançada
Ano de início
Entree

Geracao de especies reativas de oxigenio e morte neuronal no modelo de epilepsia do lobo temporal induzido por pilocarpina em camundongos.

Processo: 08/56497-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Luiz Roberto Giorgetti de Britto
Beneficiário:Rafaela Florindo Pestana Ferrão Batalhote
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Epilepsia do lobo temporal   Estado epiléptico   Morte celular   Apocinina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apocinina | Epilepsia Do Lobo Temporal | Especie Reativas De Oxigenio | Morte Celular | Periodo Agudo | Status Epilepticus

Resumo

A epilepsia do lobo temporal é o tipo mais comum de epilepsia em adultos, tendo início na infância ou adolescência, seguido de um período sem crises que pode durar de meses a anos e reaparece através de crises recorrentes. A epilepsia do lobo temporal é um distúrbio neurológico crônico que interfere diretamente na qualidade de vida dos pacientes. Os estudos experimentais têm descrito o aumento da geração de espécies reativas de oxigênio (EROs) na morte neuronal relacionada à excitotoxicidade, a qual ocorre em murtas doenças neurodegenerativas, incluindo a epilepsia. O objetivo deste trabalho é avaliar a participação das EROs na morte neuronal nos encéfalos de camundongos submetidos ao modelo de epilepsia do lobo temporal induzido pela pilocarpina. Os métodos utilizados serão a histoquímica com dihidroetidina (DHE) para determinar a geração de espécies reativas de oxigênio, TÚNEL (detecta a fragmentação de DNA das células), Fluoro Jade-B (detecta a degeneração de neurônios) e o tratamento com apocinina (antioxidante). Espera-se com esse projeto relacionar a geração de EROs na morte neuronal e a possível interferência de um antioxidante na mesma, servindo como subsídio para futuros estudos e intervenções relacionados ao processo epileptogênico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)