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A construcao sonora da mensagem publicitaria: Intertextualidade com os recursos linguisticos e a tecnologia.

Processo: 08/58416-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2009
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Ivan Santo Barbosa
Beneficiário:Marina Aparecida Espinosa Negri
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Palavra   Artes   Multimeios   Intertextualidade   Propaganda
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte | Audiovisual | Intertextualidade | Palavra | Publicidade | Sonoplastia

Resumo

O projeto de pesquisa concentra seu enfoque na palavra oralizada, texto-Audio destinado à mídia eletrônica das mensagens publicitárias veiculadas no espaço Brasil dentro do espectro temporal de 2000 a 2008. Entenda-se como palavra oralizada o aporte verbal circunscrito à sonoplastia das trilhas e à locução de filmes publicitários para televisão. A proposta central do estudo está inicialmente subdividida em três aspectos fundamentais: compreender os processos de criação que originaram o Áudio de filmes pré-selecionados; avaliar sua capacidade de despertamento do interesse do público-alvo; dimensionar sua colaboração efetiva em obter distinção e conferir diferenciais positivos à marca anunciante. O estudo se ampara, em primeira análise, na suspeição de que a concretização do Áudio de parte dos filmes publicitários da atualidade tem sua formatação final vinculada e dependente de recursos da alta tecnologia tanto quanto a processos de criação elaborados e escalonados em etapas circunstanciadas; à Intertextualidade com as artes; à harmonização audiovisual por intermédio da cenografia fílmica, estratagema de uso profuso no Cinema, nas tecnologias emergentes e também na Publicidade, universo e recorte desta pesquisa, que freqüentemente tem seus recursos assimilados e posteriormente aplicados a artes mais reconhecidas. Uma segunda suspeição é a de que, uma vez assim confeccionados, os textos dos filmes publicitários de produtos diversos e de segmentos diferentes possam se assemelhar muito, chegar a confundir o público-alvo e não promover a necessária diferenciação entre marcas concorrentes, provavelmente por firmar uma identidade ambígua delas. Estimar a veracidade dessas hipóteses, começando pela aferição da medida em que se dá a recorrência dos publicitários (afetos ao Departamento de Criação) a recursos de alta tecnologia e a reais processos de criação para a elaboração final do Áudio bem como os resultados de cada uma dessas estratégias são os desdobramentos de interesse deste estudo. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NEGRI, Marina Aparecida Espinosa. A construção da mensagem publicitária sonora: intertextualidade com os recursos linguísticos e a tecnologia. 0000. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.