Busca avançada
Ano de início
Entree

Arqueologia guarani na paleolaguna de santa marta: sociologia, espaco e vida aldea

Processo: 08/57797-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Arqueologia - Arqueologia Pré-histórica
Pesquisador responsável:Paulo Antônio Dantas de Blasis
Beneficiário:Rafael Guedes Milheira
Instituição Sede: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arqueologia regional   História indígena
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arqueologia Regional | Espaco Intra/Inter-Sitio | Historia Indigena | Household | Sociologia Guarani | Vida Aldea

Resumo

O projeto de pesquisa Arqueologia Guarani na Paleolaguna de Santa Marta: Sociologia, Território e Vida Aldeã, busca a compreensão do padrão regional de ocupação Guarani na Paleolaguna de Santa Marta, litoral sul de Santa Catarina em vias de entender os processos histórico-culturais e os aspectos sociológicos que constituem o sistema de assentamento. Através de uma abordagem intra/inter-sítio poderemos articular questões que envolvem os espaços habitacionais dos sítios e suas áreas de atividades específicas (household archaeology), assim como problemas regionais que envolvem as diferentes estratégias de assentamento dos grupos Guarani na paisagem e a articulação entre as diferentes áreas de assentamento. Com isto, será possível abordar a sociologia Guarani numa perspectiva micro e macro-espacial, surgindo discussões sobre a organização social, vida aldeã, demografia, economia regional, função de sítio, território e estratégias de assentamento. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa envolve a articulação de dados arqueológicos, etnohistóricos e etnográficos sobre as ocupações Guarani no período pré e pós colonial, assim como trabalhos exaustivos de caracterização tipológica dos vestígios materiais. Além disso, serão realizadas escavações em áreas amplas, por um lado, para identificação de distintas áreas de atividades nos diferentes espaços de assentamento de modo que se possa constituir croquis de sítios bem registrados, e, por outro lado, levantamento e mapeamento de sítios arqueológicos, para pensar sua distribuição na paisagem. Neste sentido, buscamos uma arqueologia Guarani que articula dados de diferentes fontes e que integra a micro e macro espacialidade para então abordar questões sobre a história e a organização social em diferentes escalas sociológicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MILHEIRA, Rafael Guedes. Arqueologia Guarani no litoral sul-catarinense: história e território. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) São Paulo.