Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo entre as tecnologias "via umida" e "via seca" para a preparacao de massas de revestimentos ceramicos

Processo: 08/58972-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2009
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2011
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Anselmo Ortega Boschi
Beneficiário:Fábio Gomes Melchiades
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais cerâmicos   Processamento de materiais cerâmicos   Revestimentos cerâmicos   Porcelanato
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Materiais Ceramicos | Porcelanato | Processamento Ceramico | Revestimentos Ceramicos | Via Seca | Via Umida

Resumo

Dado o crescimento do setor de revestimentos cerâmicos no Brasil e a expressividade do mesmo no cenário mundial, o presente trabalho visa avaliar as principais diferenças decorrentes da preparação de massas pelas tecnologias "via úmida" e "via seca" e, a partir de então, contribuir para a viabilização da fabricação de porcelanatos através do processamento a seco. A tecnologia de preparação de massas por "via seca" pode ser considerada a maior inovação tecnológica ocorrida no setor de revestimentos cerâmicos no Brasil. Todavia, apesar da importância desta rota de processamento para a fabricação revestimentos cerâmicos, poucos estudos científicos foram realizados buscando identificar suas vantagens e desvantagens. Paralelamente, nos últimos cinco anos a fabricação de porcelanatos no Brasil experimentou grande crescimento, seguindo a tendência mundial de diversificação da produção do setor. Para a realização do estudo, pretende-se avaliar a influência da tecnologia de preparação de massas sobre diversos parâmetros tecnológicos relevantes para a fabricação de revestimentos cerâmicos, tais como o tamanho médio e a distribuição de tamanhos de partículas e grânulos, o formato das partículas e dos grânulos e o grau de intimidade de mistura. A interpretação dos resultados permitirá compreender a importância dos parâmetros tecnológicos avaliados para a fabricação de revestimentos cerâmicos e identificar os ajustes que devem ser realizados na tecnologia de preparação de massas por "via seca" atualmente praticada, de forma a contribuir para a viabilização da fabricação de porcelanatos através desta tecnologia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MELCHIADES, FABIO G.; BOSCHI, ANSELMO O.. Study of the Feasibility of Producing Porcelain Tiles by the Dry Route. CFI-CERAMIC FORUM INTERNATIONAL, v. 87, n. 1-2, SI, p. E43+, . (08/58972-0)
MELCHIADES, FABIO G.; DOS SANTOS, LISANDRA R.; NASTRI, SUELEN; BOSCHI, ANSELMO O.. Alternatives in the Body Composition of Porcelain Tiles Produced by the Dry Route. CFI-CERAMIC FORUM INTERNATIONAL, v. 89, n. 1, p. E39-E43, . (08/58972-0)
MELCHIADES, FABIO G.; BOSCHI, ANSELMO O.. Study of the Feasibility of Producing Porcelain Tiles by the Dry Route. CFI-CERAMIC FORUM INTERNATIONAL, v. 87, n. 1-2, p. 5-pg., . (08/58972-0)