Busca avançada
Ano de início
Entree

Interesses Profissionais e Personalidade: Evidências de Validade

Processo: 07/05791-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Ana Paula Porto Noronha
Beneficiário:Silvia Godoy de Sousa
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Itatiba. Itatiba , SP, Brasil
Assunto(s):Testes psicológicos   Orientação vocacional   Avaliação psicológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação psicológica | Orientação Profissional | Testes Psicológicos | Avaliação Psicológica

Resumo

Considerando a importância que as pesquisas em psicologia possuem no contexto profissional, especialmente com relação à construção e à validação de testes de personalidade e inventários de interesses, o presente estudo objetiva buscar evidências de validade para uma escala de aconselhamento profissional. Participarão desta pesquisa aproximadamente 150 alunos do Ensino Médio, de ambos os sexos, de duas escolas, sendo uma pública e outra particular da região de Campinas, divididos em 50 estudantes do 1° ano, 50 estudantes do 2° ano e 50 estudantes do 3° ano. O material utilizado para coleta de dados se constituirá da Escala de Aconselhamento Profissional (EAP) e do Inventário Fatorial de Personalidade (IFP). Os participantes responderão aos testes na própria escola, após a respectiva autorização dos pais e responsáveis por meio da assinatura ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Estima-se que a aplicação dos instrumentos seja de aproximadamente 50 minutos, os quais serão aplicados coletivamente pela pesquisadora. Pretende-se realizar análises estatísticas descritivas dos instrumentos, correlação de Pearson entre o EAP e o IFP, análise de Variância (ANOVA) entre séries, tomando-se como referência a EAP e análise Teste t de Student para verificar possíveis diferenças de média entre sexo e tipo de escola.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)