Busca avançada
Ano de início
Entree

Classificação hierárquica com múltiplos rótulos

Processo: 08/01999-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho
Beneficiário:Ricardo Cerri
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Classificação   Biologia computacional   Inteligência artificial

Resumo

Este projeto investigará estratégias para o desenvolvimento de classificadores multi-classes para problemas de classificação hierárquica que também são multi-rótulo. Ao contrário da classificação plana, em que as classes se encontram em um mesmo nível, na classificação hierárquica classes podem ser sub-classes ou super-classes de outras classes. A grande maioria dos problemas de classificação hierárquica descritos na literatura envolve classificação simples-rótulo, em que cada exemplo é associado a uma classe pertencente a um conjunto finito de classes. No entanto, existe um grande número de problemas em que podem ser associadas mais de uma classe a um mesmo exemplo. Esses problemas são chamados de multi-rótulo. Para este projeto, propõe-se inicialmente a investigação e estudo dos principais modelos hierárquicos para problemas de classificação hierárquica multi-rótulo em problemas de bioinformática. Por meio desse estudo, pretende-se verificar a viabilidade de uma nova abordagem para esse tipo de problema de classificação.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CERRI, Ricardo. Técnicas de classificação hierárquica multirrótulo. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.