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Variação no desempenho auditivo em crianças com transtorno do Processamento Auditivo após programa de estimulação

Processo: 08/07652-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Renata Mota Mamede Carvallo
Beneficiário:Nadia Vilela
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Processamento auditivo   Testes auditivos   Percepção auditiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:percepção auditiva | Processamento Auditivo | Testes auditivos | Processamento Auditivo

Resumo

Introdução. O Processamento Auditivo envolve as habilidades auditivas para a interpretação dos sons que ouvimos. Apresentar limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade não é suficiente para que os sons ouvidos adquiram significado. Para isso, é preciso que o estímulo auditivo seja analisado e interpretado pelo sistema nervoso. O treino das habilidades auditivas pode ser realizado de maneira formal ou informal. O treino formal das habilidades auditivas requer a utilização de testes acusticamente controlados, envolvendo elementos tonais e de fala realizados em cabina acústica por um profissional capacitado. O treino informal se refere a tarefas que requeiram habilidades auditivas baseadas na linguagem. Este treino envolve também as atividades realizadas na escola ou em casa, como complemento para o treino auditivo formal. Considerando-se a dificuldade em quantificar a melhora que o treino formal e informal pode acarretar, pretendemos verificar a variação nos resultados dos testes comportamentais antes e após o treino formal e o treino informal do Processamento Auditivo. A hipótese que norteia este estudo é de que crianças submetidas ao treino auditivo formal ou informal tenham desempenho equivalente nos testes comportamentais do Processamento Auditivo na reavaliação; e de que o desempenho destas crianças seja superior ao desempenho das crianças com alteração do Processamento Auditivo que não receberam qualquer treino auditivo. Objetivo. Comparar o desempenho em testes comportamentais de Processamento Auditivo de crianças submetidas a treinamento auditivo. Método. Serão incluídos 40 participantes, constituindo 4 grupos. No Grupo 1 estarão crianças sem alteração do Processamento Auditivo que serão reavaliadas após 8 semanas sem qualquer tipo de treino auditivo. No Grupo 2 estarão crianças com alteração do Processamento Auditivo que serão submetidas a 8 sessões de treino auditivo formal. No Grupo 3 estarão crianças com alteração do Processamento Auditivo submetidas a 8 sessões de treino auditivo informal. No Grupo 4 estarão crianças com alteração do Processamento Auditivo que serão submetidas a treino auditivo formal após a reavaliação do Processamento Auditivo, que ocorrerá 8 semanas após a primeira avaliação. Análise dos Resultados. Serão realizados testes estatísticos para análise descritiva dos resultados e análise inferencial para comparação do desempenho entre grupos.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VILELA, Nadia. Variação no desempenho auditivo em crianças com transtorno fonológico e do processamento auditivo após programa de estimulação. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.