Busca avançada
Ano de início
Entree

Verdade, valor e cultura escolar: elementos para o diálogo com Nietzsche

Processo: 08/08961-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Vera Teresa Valdemarin
Beneficiário:Thabata Franco de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da educação   Cultura escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cultura escolar | representação e legitimidade | verdade e valor em Nietzsche | Filosofia da Educação

Resumo

Considerando que na atualidade a instituição escolar tem apresentado progressiva descaracterização quanto à sua legitimidade e à sua função social, propomos, a partir da perspectiva da cultura escolar, uma análise das categorias verdade e valor no âmbito das instituições educativas contemporâneas. Para tanto, tomamos como referência as proposições de Nietzsche, articulando seu pensamento ao de autores de diferentes áreas do conhecimento, tendo em vista a discussão de suas idéias com questões que permeiam o universo social, político e cultural da atualidade. O estudo dos processos de construção - e desconstrução - do sentido possibilita a compreensão de como se constitui e se operacionaliza hoje a atribuição de significados e de valores às instituições, sobretudo a escolar, que é carregada de representações simbólicas das quais derivam uma série de dispositivos que se inter-relacionam com a sociedade. Ao pensar a escola no contexto da "crise da modernidade", ou sob a égide da verdade posta como um valor, buscamos situá-la enquanto difusora de práticas e saberes que, apesar de serem altamente questionados, permanecem e insistem em subsidiar nosso repertório social e cultural. Para o desenvolvimento desta investigação utilizaremos enquanto categorias operatórias as noções de representação, legitimidade e produção de sentido.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Thabata Franco de. Valor e verdade em Nietzsche e os dilemas da educação contemporânea. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara Araraquara.