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Estabelecimento de escrita sob controle de ditado como base para a generalização recombinativa na leitura e na escrita

Processo: 08/11313-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2009
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Thaíze de Souza Reis
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Escrita   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:equivalência de estímulos | Escrita | generalização recombinativa | Leitura | Soletração | Psicologia do Ensino e da Aprendizagem

Resumo

Leitura e escrita podem ser entendidas como uma rede de relações entre operantes discriminados que se interligam, no repertório do leitor proficiente, por meio das relações de equivalência que se estabelecem entre os estímulos discriminativos dessas relações. Exemplos de estímulos discriminativos são o texto impresso, que controla a resposta de cópia ou o comportamento textual e a palavra falada, que controla o ditado. Apesar de se apresentarem interligadas no repertório de um leitor proficiente, leitura e escrita são comportamentos diferentes, com antecedentes e relações de controle distintas e aquisição independente. Isso significa que durante a fase de aprendizagem, a aquisição de uma delas não resulta necessariamente na emergência da outra. A inter-relação entre as habilidades ocorre posteriormente e depende de aprendizagem. Vários estudos vêm sendo conduzidos com base na noção de rede. Esses estudos empregam o paradigma de equivalência de estímulos como base para o planejamento do ensino, o que permite a emergência de relações não diretamente ensinadas. Na maioria dos estudos, as relações ensinadas privilegiam o desenvolvimento do comportamento textual e os efeitos observados no repertório de escrita são secundários. O presente projeto visa ensinar a escrita sob controle de ditado (AE) e verificar os possíveis efeitos sobre o comportamento textual (CD ou leitura). Serão conduzidos dois experimentos, que empregarão tarefas de composição da palavra. Nesse tipo de tarefa, um estímulo modelo (que pode ser uma palavra impressa, uma palavra ditada, uma figura ou uma combinação de dois desses estímulos, o que configura um modelo composto) é apresentado juntamente com um conjunto de letras (estímulos de escolha). A tarefa do participante consiste em selecionar, entre os estímulos de escolha disponíveis, na seqüência correta, as letras necessárias para compor uma palavra correspondente ao modelo. Ambos os experimentos terão alunos do Ensino Fundamental como participantes. O Experimento 1 terá como objetivo ensinar a composição da palavra sob controle do estímulo ditado (AE) e verificar seu efeito sobre a emergência de leitura (CD) e a generalização no ditado (para palavras novas e para a modalidade de resposta cursiva). Inicialmente será empregado um estímulo modelo composto (palavra ditada e palavra impressa correspondente), juntamente com os estímulos de escolha (letras individuais, entre as quais as necessárias para compor a palavra solicitada). Ao longo das tentativas, o estímulo impresso será gradualmente removido, de forma que ao final do treino o participante deverá compor a palavra sob controle apenas do estímulo ditado. Serão ensinadas 30 palavras de sílabas simples do tipo consoante-vogal e testadas as relações alvo. O Experimento 2 terá por objetivo verificar se o ensino conjunto das duas relações AE (composição da palavra sob controle do estímulo ditado) e AC (emparelhamento palavra impressa - palavra ditada) pode maximizar os acertos em leitura e em escrita, de palavras ensinadas e de palavras formadas por recombinação. As tarefas de emparelhamento empregarão sempre um modelo ditado e duas palavras impressas como estímulos de comparação. As tarefas de composição serão similares às do Experimento 1. Ambos os tipos de tarefas serão apresentadas de maneira intercalada. Serão empregadas as mesmas 30 palavras apresentadas no Experimento 1.Palavras -chave: soletração, leitura, escrita, equivalência de estímulos, generalização recombinativa.

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