Busca avançada
Ano de início
Entree

Revisão e análise cladistica dos gêneros de macrobuninae (araneae: amaurobiidae).

Processo: 09/01870-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Antonio Domingos Brescovit
Beneficiário:Lina Maria Almeida Silva
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise cladística   África do Sul   América do Sul

Resumo

A família Amaurobiidae compreende 738 espécies, distribuídas em 74 gêneros que se caracterizam por apresentar apófises tanto no dorso quanto na face retrolateral da tíbia do palpo dos machos, e cribelo dividido. Embora seja tradicionalmente considerada próxima de Stiphididae Dalmas, suas relações com as demais famílias de aranhas ainda não estão elucidadas. A primeira tentativa de classificação supragenérica dividiu Amaurobiidae em nove subfamílias, das quais apenas quatro são atualmente consideradas: Altellopsinae Lehtinen, Amaurobiinae Thorell, Coelotinae F. O. P. Cambrigde e Macrobuninae Petrunkevitch. Macrobuninae, alvo deste projeto, inclui 71 espécies distribuídas em 19 gêneros, dos quais 12 são Neotropicais, três Holárticos, três Afrotropicais e um Neotropical e Afrotropical. Pouco se sabe sobre as relações de parentesco entre os gêneros de Macrobuninae, e a inclusão de suas espécies em análises filogenéticas mais amplas sugere que a subfamília seja parafilética. Este trabalho visa testar o monofiletismo de Macrobuninae e propor uma hipótese de parentesco entre seus gêneros, com base em uma análise cladística de dados morfológicos. Além disso, apresentaremos descrições detalhadas para os gêneros antigos e novos encontrados durante este estudo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA-SILVA LINA, M.; GRISWOLD CHARLES, E.; BRESCOVIT ANTONIO, D. Revision of Emmenomma Simon (Amaurobiidae, Macrobuninae). Zootaxa, v. 3931, n. 3, p. 387-400, MAR 13 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.