Busca avançada
Ano de início
Entree

João Pessoa e Arquitetura Moderna. Um olhar sobre os espaços da casa moderna.

Processo: 09/04015-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Ferreira Martins
Beneficiário:Carolina Marques Chaves Galvão
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Arquitetura moderna   História da arquitetura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arquitetura: Brasil século XX | arquitetura moderna | arquitetura: residencias | João Pessoa | Pb | História da Arquitetura

Resumo

O presente projeto de pesquisa objetiva contribuir para o conhecimento do processo de difusão da arquitetura moderna brasileira, e conseqüente transformação da cena urbana, a partir de um olhar focado nas mudanças introduzidas na concepção, produção e assimilação do espaço habitacional (casas e edifícios de apartamentos), compreendidas como expressão dos ideais de modernidade e como reflexo dos discursos e práticas modernizadoras de meados do século XX.A análise se desenvolverá por meio do estudo de caso da produção de habitação na cidade de João Pessoa, Paraíba, liderada pela iniciativa privada, entre as décadas de 1950 e 1970. As idéias de modernização e modernidade eram divulgadas pelos jornais locais que defendiam projetos de remodelação urbana, em cujos discursos fica claro o desconforto com as marcas do passado. A defesa ia ao encontro da construção de novas edificações em "linhas modernas" e adoção dos símbolos de modernidade correntes na época, articulando políticas públicas e iniciativa privada. Nesse escopo propõem-se quatro eixos de investigação: a) a relação entre os vários agentes envolvidos (ideológicos, profissionais, sociais, econômicos e culturais) na concepção dos espaços da "casa moderna"; b) a intensidade dos referenciais nacionais arquitetônicos no processo de (re)formulação e disseminação do programa do morar moderno; c) a avaliação do papel da iniciativa privada na assimilação das propostas da arquitetura moderna e sua introdução na cena urbana pessoense; d) a abrangência da incorporação dos ideais modernos pela elite dominante e intelectual e pelos cidadãos comuns.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GALVÃO, Carolina Marques Chaves. Casa (moderna) brasileira: difusão da arquitetura moderna em João Pessoa 1950-60\'s. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.