Busca avançada
Ano de início
Entree

Combates pelo presente: um mapeamento da genealogia de Foucault entre a recepção dos historiadores e as ontologias históricas.

Processo: 09/03868-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - Teoria e Filosofia da História
Pesquisador responsável:Hélio Rebello Cardoso Júnior
Beneficiário:Lucas de Almeida Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Historiografia   Michel Foucault
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Foucault | História do presente | historiografia | Nova História | Historiografia

Resumo

O presente trabalho visa analisar as relações entre o pensamento do filósofo francês Michel Foucault e a chamada Nova História com ênfase na reflexão sobre uma história do presente. Foucault e a terceira geração de historiadores que encabeçavam a revista dos Annales (movimento conhecido como Nova História) mantiveram relações de proximidade no âmbito teórico e acadêmico. No campo teórico, embora tendo por principal influência a obra de Nietzsche, Foucault e a Nova História compartilhavam a leitura de Bloch, Febvre e Braudel. Além desta influência em comum, tanto Foucault quanto o grupo de Historiadores inseridos no contexto da Nova História buscaram pensar o presente. Embora as análises divirjam em certa medida, ambos trabalham temas comuns como a centralidade do acontecimento na análise do presente. No campo acadêmico, Foucault foi constantemente auxiliado por membros da Nova História, seja em defesa de seus trabalhos (como fez Paul Veyne), ou em sua própria publicação (a História da Loucura foi editada numa coleção dirigida por Pierre Nora). Desta forma, acreditamos que ao analisar os diálogos, as ressonâncias entre Michel Foucault e a Nova História podemos encontrar traços fundamentais para a compreensão da historicidade do presente no pensamento foucaultiano.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)