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A Plasticidade do Sonoro: O Gesto nas Origens da Composição Generativa

Processo: 09/06697-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Jônatas Manzolli
Beneficiário:Mariana Cerroti Shellard
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Música experimental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arte processual | composição generativa | música experimental | processos generativos | Composição Generativa

Resumo

Ambientada a partir da década de cinqüenta a pesquisa propõe uma análise em torno das experiências de utilização do acaso na produção sonora e plástica, do grupo da chamada "New York School", afim de demonstrar a importância deste grupo nos desdobramentos do uso de processos generativos na arte ocidental da atualidade. A pesquisa dar-se-á a partir da análise de suas obras e textos, a realização de uma instalação multimídia e a análise comparativa da metodologia do fazer artístico destes artistas com a obra desenvolvida para o projeto. Esta pesquisa procura responder a seguinte questão: Qual a relação entre a metodologia de criação artística dos atuais movimentos que utilizam-se de processos generativos, por vezes mediados por tecnologia computacional, e o pensamento processual dos experimentos artísticos durante as décadas de 60 e 70?

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SHELLARD, Mariana Cerroti. A plasticidade do sonoro. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.