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A plasticidade do sonoro

Texto completo
Autor(es):
Mariana Cerroti Shellard
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Jônatas Manzolli; Artemis Maria Francelin Sanchez Moroni; Christine Pires Nelson de Mello
Orientador: Jônatas Manzolli
Resumo

A pesquisa descreve a representação sonora dos registros visuais de um movimento repetitivo, nos quais, deflagram-se a vivência do cotidiano, a aprendizagem do corpo no desenvolvimento do gesto e a influência do ambiente e das emoções, convergindo para a formação e quebra de padrões. Enquanto a investigação de diferentes materiais sonoros procurou aquele que melhor expressasse as características plásticas dos registros, foi realizado o mapeamento das manchas e respingos de tinta e da repetição do gesto - características comuns a todos os registros - para alimentar um sistema sonoro de síntese evolutiva. Este último, desenvolvido pelo músico e pesquisador José Eduardo Fornari Novo Junior (FORNARI, 2003) (AU)

Processo FAPESP: 09/06697-8 - A Plasticidade do Sonoro: O Gesto nas Origens da Composição Generativa
Beneficiário:Mariana Cerroti Shellard
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado