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Abreviação de significações, em relações de bebês com seus pares de idade

Processo: 09/06739-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Katia de Souza Amorim
Beneficiário:Carolina Alexandre Costa
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Bebês   Interação   Creches
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:abreviação | Bebês | creche | Interação | Primeiro Ano de vida | significações | Primeiro Ano de Vida

Resumo

Considerando processos interativos no primeiro ano de vida, utilizou-se o modelo denominado Estabelecimento, Extensão e Abreviação (Lyra, 2007) em trabalho de iniciação científica, pela investigadora do atual projeto. Naquele, verificou-se que este processo também se dava na relação do bebê com o coetâneo. Despontaram indícios de situações interativas e comunicativas em que não só o foco de atenção/comunicação dos bebês era abreviado, como também ocorria a abreviação de significações. Esses indícios foram relacionados aos trabalhos preliminarmente desenvolvidos por Carvalho, Império-Hamburger e Pedrosa, no estudo de interação entre pares de crianças mais velhas. Desta forma, objetiva-se investigar se o processo de abreviação de significados ocorre ao longo do primeiro ano de vida, em relações de bebês com seus pares de idade. E, no caso de ocorrerem, investigar como se dá o processo de abreviação das significações. Os registros utilizados serão gravações em VHS do Banco de Dados do Projeto Processos de Adaptação de Bebês a Creche. Os sujeitos serão: cinco bebês como sujeitos pivôs, com idade entre 5 e 14 meses e outros oito bebês serão selecionadas como parceiros preferenciais, dos sujeitos-pivô. Do Banco de Imagens, serão selecionadas todas as cenas em que os sujeitos-pivôs aparecerem, compondo, assim, um bloco de imagens editadas seguindo o tempo cronológico dos acontecimentos. O corpus será construído a partir da transcrição microgenética dos episódios interativos selecionados dos sub-blocos. A análise das cenas será microgenética, tendo a Rede de Significações como base. A meta é apreender as mudanças nas relações e em especial sobre o processo de abreviação de significados entre os bebês no primeiro ano de vida e seus coetâneos.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Carolina Alexandre. Significações em relações de bebês com seus pares de idade. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.