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Tradução, adaptação, fidedignidade e evidências de validade da Bateria de raciocínio e visualização da Leiter International Performance scale-revised.

Processo: 09/06744-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Elizeu Coutinho de Macedo
Beneficiário:Tatiana Pontrelli Mecca
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação psicológica   Validação   Tradução
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação psicológica | Inteligência Fluida | Leiter-R | Tradução | validação | Psicologia

Resumo

Os testes tradicionais que avaliam inteligência exigem habilidades e formas de responder que são difíceis sujeitos com condições clínicas específicas, tais como: autistas, deficiência mental, distúrbios de linguagem, deficiência auditiva, entre outros. Portanto, é necessário desenvolver instrumento que possibilite avaliar tais populações. No Brasil, estudos têm sido realizados na tentativa de criar ou adaptar instrumentos já existentes em outras culturas para avaliação de inteligência em crianças. Porém tais instrumentos não contemplam crianças menores que 5 anos, com exceção da Escala de Maturidade Mental Colúmbia e apresentam instruções e formas de respostas padronizadas para população com desenvolvimento normal, sem levar em consideração aspectos específicos das diferentes deficiências Um instrumento utilizado internacionalmente para avaliação de raciocínio fluido em indivíduos com comprometimento cognitivo é a Leiter-R que oferece uma medida de inteligência não-verbal, por meio dos 10 subtestes da bateria de raciocínio e visualização. O Leiter-R têm sido muito usado na avaliação de crianças com distúrbios do desenvolvimento pelo fato das instruções poderem ser adaptadas. O objetivo deste trabalho é realizar a tradução, adaptação, precisão e validade da Bateria de Raciocínio e Visualização da Leiter-R para população brasileira em crianças de 4 a 6 anos de idade. A tradução, adaptação e retro-tradução serão realizadas de acordo com as Diretrizes Internacionais para o uso de Testes. Para avaliar a fidedignidade do instrumento, será calculado o coeficiente de precisão teste-reteste (ou estabilidade) pelo método das metades (split-half). Evidências de validade serão realizadas através de duas análises: desenvolvimental, verificando, por meio de Análise de Variância, se os escores no teste Leiter-R aumenta com a idade, de 4 a 6 anos e correlação por critério com os testes Escala de Maturidade Mental Columbia, para idades de 4 a 6 anos e Matrizes Progressivas Coloridas (escala especial) para crianças de 5 e 6 anos.

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