Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do Processamento Auditivo e da Supressão das Emissões Otoacústicas em Crianças com Dislexia.

Processo: 09/06951-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Francisca Colella dos Santos
Beneficiário:Marina Belloni Galeti
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Testes auditivos   Percepção auditiva   Dislexia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dislexia | percepção auditiva | Testes auditivos | Audiologia

Resumo

Objetivo: Analisar o processamento auditivo e o efeito de supressão das emissões otoacústicas transientes em crianças com dislexia. Objetivos específicos: Correlacionar os resultados da avaliação do processamento auditivo com o efeito de supressão das Emissões Otoacústicas Transientes- EOATs; Analisar as respostas das crianças com dislexia nos testes de processamento auditivo temporal e comparar às obtidas no grupo de crianças sem queixas auditivas e/ou escolares, considerando gênero e idade; Verificar a atividade do sistema auditivo eferente por meio da supressão das EOATs das crianças com dislexia e comparar com a obtida no grupo de crianças sem queixas auditivas e/ou escolares, considerando gênero e idade; Comparar o desempenho das crianças com dislexia na avaliação do processamento auditivo e a supressão das EOATs antes e após remediação fonoaudiológica. Metodologia: Serão avaliadas 54 crianças compreendendo a faixa etária entre 08 e 16 anos, dos gêneros masculino e feminino. Os indivíduos de cada grupo serão pareados por gênero e idade e serão agrupados da seguinte forma: G1A: 27 crianças com diagnóstico de dislexia; G1B: serão reavaliadas 15 crianças do G1A após serem submetidas à remediação fonoaudiológica, de leitura e escrita; G2: 27 crianças de uma rede pública de ensino, com desempenho escolar esperado para a idade, segundo o professor. Todas as crianças serão submetidas à Audiometria Tonal Liminar, Limiar de Reconhecimento de Fala - LRF, Imitanciomentria, Avaliação do Processamento Auditivo (PA) e Avaliação do Efeito de Supressão das EOATs. As crianças do G1B participaram da pesquisa de Doutorado da FCM/UNICAMP, intitulado "Remediação fonoaudiológica, de leitura e escrita em crianças com dislexia do desenvolvimento" e, após essa intervenção, serão submetidas à nova avaliação auditiva para comparação. Análise dos dados: Os dados obtidos a partir dos resultados das avaliações auditivas das crianças com dislexia serão analisados e classificados em normal ou alterado e comparados com as respostas das crianças sem queixas auditivas e/ou escolares, considerando gênero e idade. O desempenho das crianças com dislexia que passaram por remediação fonoaudiológica será comparado nos dois momentos (antes e após). Os dados serão enviados para análise estatística. Resultados esperados: Espera-se que as crianças com dislexia apresentem desempenho abaixo do esperado para a faixa etária e desempenho pior em relação ao grupo controle nos testes que avaliam o PA e apresentem redução no efeito da supressão das EOATs. Espera-se que as crianças que constituirão o grupo controle não apresentem dificuldades no desempenho das mesmas tarefas e não apresentem redução da supressão das EOATs. Espera-se que o desempenho das crianças que passaram por remediação fonoaudiológica, de leitura e escrita seja melhor após a intervenção.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GALETI, Marina Belloni. Estudo do processamento auditivo e da supressão das emissões otoacústicas em crianças com dislexia do desenvolvimento. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.