Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento pós-colheita e potencial antioxidante de alface Piraroxa

Processo: 09/10806-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2010
Data de Término da vigência: 31 de março de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Ricardo Alfredo Kluge
Beneficiário:Silce Adeline Danelon Guassi
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Antocianinas   Clorofila   Polifenoloxidase   Pós-colheita
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:antocianinas | Bcal | clorofila | Dpph | polifenoloxidase | Pós-Colheita

Resumo

A 'Piraroxa' é uma variedade de alface recentemente desenvolvida, de coloração vermelha arroxeada, que apresenta inúmeros diferenciais agronômicos e nutricionais, mas cujo comportamento pós-colheita ainda não foi caracterizado. Um destes diferenciais pode estar relacionado ao seu alto potencial antioxidante como resultado da ação dos pigmentos de suas folhas, as antocianinas. Estes compostos fenólicos já demonstraram ações positivas na prevenção de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e câncer. Por isso, a fim de avaliar os parâmetros pós-colheita e a viabilidade do uso desta nova variedade como fonte de antioxidantes e outros nutrientes na dieta, o presente projeto terá como objetivo investigar suas respostas fisiológicas e bioquímicas em comparação à variedade 'Vanda' em diferentes temperaturas de armazenamento e em épocas de colheita distintas. As hortaliças serão armazenadas por 28 dias na temperatura de 0ºC e 95-97%UR e por 6 dias na temperatura de 25ºC e 50-60%UR. As avaliações serão realizadas imediatamente após a colheita, aos 3, 7, 14, 21 e 28 dias para a temperatura de 0ºC e aos 2, 4 e 6 dias para a temperatura de 25ºC. Os parâmetros a serem avaliados serão: taxa respiratória; produção de etileno; coloração das folhas; atividade da polifenoloxidase (PPO); potencial antioxidante; teor de clorofila e conteúdo de antocianinas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUASSI, Silce Adeline Danelon. Pós-colheita e potencial antioxidante de alfaces ´Piraroxa` e ´Vanda`. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.