Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de fatores sigma de função extracitoplasmática envolvidos na resposta a carência de ferro em Caulobacter crescentus

Processo: 09/52883-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Marilis Do Valle Marques
Beneficiário:Heloise Balhesteros
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/06873-6 - Estudo do envolvimento de fatores sigma alternativos de Caulobacter crescentus na utilização de sideróforos, BE.EP.DR
Assunto(s):Regulação da expressão gênica   Bactérias   Caulobacter   Ferro

Resumo

O ferro é um micronutriente essencial para a maioria dos organismos, participando da estrutura de diversas proteínas importantes para o metabolismo energético. Porém, devido à toxicidade e baixa solubilidade deste metal em ambientes aquosos, as bactérias desenvolveram vários mecanismos específicos para sua captação. Dentre eles, existe o uso de moléculas orgânicas quelantes de ferro, denominadas sideróforos, que são secretadas por diversas espécies bacterianas, além de sistemas de transporte específicos e regulação gênica de acordo com a disponibilidade de ferro no ambiente. Parte dessa regulação gênica é realizada por fatores sigma específicos, denominados fatores sigma de carência de ferro, que se ligam ao cerne da RNA polimerase para transcrever genes de transporte ou biossíntese de sideróforos. Caulobacter crescentus possui em seu genoma quatro genes codificando fatores sigma putativos de carência de ferro. A importância destes sistemas regulatórios na expressão de genes relacionados à síntese ou transporte de sideróforos ainda não foi determinada em C. crescentus. Propõe-se, neste projeto, o estudo de dois destes sistemas e sua relação com o transporte de compostos férricos, pela deleção dos genes correspondentes e análise dos fenótipos de captação de ferro apresentados pelos mutantes. Ainda, pretende-se estudar os regulons de ambos os fatores sigma, a fim de identificar se os alvos têm papel importante na homeostase de ferro em C. crescentus. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BALHESTEROS, HELOISE; SHIPELSKIY, YAN; LONG, NOAH J.; MAJUMDAR, ARITRI; KATZ, BENJAMIN B.; SANTOS, NAARA M.; LEADEN, LAURA; NEWTON, SALETE M.; MARQUES, MARILIS V.; KLEBBA, PHILLIP E. TonB-Dependent Heme/Hemoglobin Utilization by Caulobacter crescentus HutA. Journal of Bacteriology, v. 199, n. 6 MAR 2017. Citações Web of Science: 5.
SANTOS, JULIANA S.; DA SILVA, CAROLINA A. P. T.; BALHESTEROS, HELOISE; LOURENCO, ROGERIO F.; MARQUES, MARILIS V. CspC regulates the expression of the glyoxylate cycle genes at stationary phase in Caulobacter. BMC Genomics, v. 16, AUG 27 2015. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BALHESTEROS, Heloise. Caracterização do papel de dois fatores sigma de função extracitoplasmática da família FecI em Caulobacter crescentus.. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.