Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise filogenética entre Citrus e Guignardia

Processo: 09/13096-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Silvana Giuliatti
Beneficiário:Fernanda Dias Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Filogenia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise filogenética | Citrus spp | Guignardia spp | Boinformática

Resumo

A citricultura brasileira representa um importante segmento econômico na pauta de produtos agrícolas, não só por seu expressivo valor de produção, como por sua importância na geração de empregos diretos e indiretos. No mundo, o Brasil destaca-se como maior produtor de citros, e exportador de suco concentrado congelado de laranja. Entretanto, a citricultura paulista ressente-se de problemas complexos, de natureza diversa, com particular destaque para o de ordem fitossanitária. Dentre esses problemas destaca-se a Mancha Preta dos Citros (MPC), causada pelo fungo Guignardia citricarpa. A MPC foi registrada em sete estados brasileiros e, em São Paulo, é encontrada, praticamente, em todos os municípios produtores. A doença deprecia os frutos para o mercado in natura e restringe a possibilidade de exportação. Além disso, provoca a queda prematura dos frutos e eleva o custo de produção devido à necessidade de controle. Na literatura são encontrados apenas trabalhos abordando distintamente as filogenias de Citrus e Guignardia. Portanto, ressente-se da ausência de estudos voltados para o cruzamento destas filogenias, avaliando a evolução do patossistema. Esse projeto fundamenta-se na utilização da bioinformática e técnicas de Biologia Molecular (marcadores ITS e AFLP) para estabelecer as relações evolutivas Citrus x G. citricarpa. Assim, cruzando-se filogenias de Citrus e Guignardia, novas hipóteses sobre a co-evolução desse patossistema poderão surgir, sendo possível avaliar a ocorrência de G. citricarpa como patógeno, em momentos distintos na história evolutiva de Citrus. O cruzamento destas filogenias também poderá, sucitar questões evolutivas que antes não eram óbvias ou aparentes para os grupos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Fernanda Dias. Análise filogenética entre Citrus spp. e Guignardia spp. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.