Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemática e história evolutiva do gênero de morcegos neotropical Pteronotus (Chiroptera: Mormoopidae)

Processo: 09/54731-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Gabriel Henrique Marroig Zambonato
Beneficiário:Ana Carolina D'Oliveira Pavan
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemática   Morcegos

Resumo

A ordem Chiroptera é a segunda mais diversa em número de espécies, representando a maior parte da mastofauna, tanto em riqueza como em abundância, em ambientes neotropicais. Um conhecimento aprofundado dos mecanismos que promovem e mantêm essa grande diversidade é crucial dada à grande contribuição dos morcegos como peças-chave em diversos processos ecológicos como dispersão, polinização e predação. A partir da ultima metade do século XX, os estudos de sistemática passaram a contar com ferramentas mais poderosas de análise para a compreensão e organização da atual diversidade de espécies. Técnicas moleculares como análises filogenéticas e coalescentes representam hoje fontes independentes de evidências para análises evolutivas, permitindo inferir relações de parentesco e idade para o ancestral comum mais recente de populações. Aliada a tais métodos, a genética quantitativa voltada para o estudo de morfologias complexas vem representando uma nova abordagem da utilização de caracteres morfológicos para o estudo da interface padrões versus processos evolutivos. O presente projeto propõe a revisão sistemática e a verificação dos processos/padrões envolvidos na diferenciação e evolução do gênero de morcegos neotropical Pteronotus. Para tanto, a historia evolutiva do gênero será investigada em um contexto multidisciplinar, com três linhas de pesquisa principais interligadas: a) evolução morfológica; b) evolução molecular; c) genética de populações (coalescência). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAVAN, ANA C.; MARROIG, GABRIEL. Timing and patterns of diversification in the Neotropical bat genus Pteronotus (Mormoopidae). Molecular Phylogenetics and Evolution, v. 108, p. 61-69, MAR 2017. Citações Web of Science: 14.
PAVAN, ANA CAROLINA; MARROIG, GABRIEL. Integrating multiple evidences in taxonomy: species diversity and phylogeny of mustached bats (Mormoopidae: Pteronotus). Molecular Phylogenetics and Evolution, v. 103, p. 184-198, OCT 2016. Citações Web of Science: 18.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.