Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de Plantas Medicinais para o Tratamento de Doenças Parasitárias Usando Enzimas como Alvos Moleculares

Processo: 10/00496-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2010
Data de Término da vigência: 31 de março de 2014
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Paulo Cézar Vieira
Beneficiário:Marcela Carmen de Melo Burger
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Produtos naturais   Doenças parasitárias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doenças Parasitárias | Produtos Naturais

Resumo

As plantas medicinais constituem um reservatório de princípios ativos que podem ser usados como medicamento para uma grande variedade de patologias. A busca de plantas úteis para a saúde humana nos conhecimentos populares é de grande importância para a ciência, uma vez que essas informações podem indicar quais as plantas que podem atuar sobre determinadas doenças. Doenças causadas por protozoários são responsáveis por grande mortalidade nos países tropicais e subtropicais. Novos fármacos são necessários para o tratamento de leishmaniose, malária e tripanosomíase. Os compostos utilizados atualmente no tratamento de doenças parasitárias, são altamente tóxicos, caros e exigem tratamentos de longo prazo. As plantas têm ainda se mostrado uma rica fonte de substâncias com atividade contra Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença de Chagas, e se apresentam como uma das direções promissoras na busca de fármacos eficazes na prevenção e tratamento dessa doença. Neste projeto propõe-se o estudo de espécies de plantas utilizadas contra doenças parasitárias, com base na medicina popular, e plantas da família Rutaceae, família já conhecida por nosso grupo de pesquisa por estar apresentando bons resultados frente à doença de chagas. Estudo este que busca inibidores específicos das enzimas gliceraldeído 3-fosfato desidrogenase (GAPDH), purina nucleosídeo fosforilase (PNP) e adenina fosforibosiltransferase (APRT), na procura de novos compostos que possam ser potenciais novos fármacos para quimioterapia da Doença de Chagas, leishmaniose, esquistossomose e malária. Propõe-se ainda o estudo relacionando estrutura e atividade, por modelagem molecular visando a melhor molécula candidata a fármaco.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MELO BURGER, MARCELA C.; FERNANDES, JOAO BATISTA; DAS GRACAS FERNANDES DA SILVA, MARIA F.; ESCALANTE, ASTER; PRUDHOMME, JACQUES; LE ROCH, KARINE G.; IZIDORO, MARIO A.; VIEIRA, PAULO C.. Structures and Bioactivities of Dihydrochalcones from Metrodorea stipularis. Journal of Natural Products, v. 77, n. 11, p. 2418-2422, . (10/00496-8)