Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao in vitro da cisplatina, em linfocitos de pacientes com melanoma maligno, por meio de testes citogeneticos.

Processo: 07/51699-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Mutagênese
Pesquisador responsável:Gilka Jorge Figaro Gattas
Beneficiário:Fernanda Shimabukuro
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Micronúcleo   Cisplatino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cisplatin | Cometa | Malanoma Cutaneo Maligno | Micronucleo | Testes Citogeneticos

Resumo

O melanoma cutâneo maligno é uma lesão neoplásica que surge de melanócitos epidérmicos, sendo altamente invasivo e agressivo, com elevada taxa de mortalidade. Supõe-se que os sistemas de reparo de DNA tenham um papel importante na etiologia do melanoma, pois eles são responsáveis pela manutenção da integridade do genoma e possuem um papel fundamental na proteção contra mutações que podem levar ao processo carcinogênico. Pacientes que sofrem de doenças neoplásicas malignas disseminadas são freqüentemente tratados com uma combinação de drogas quimioterápicas. Entre essas drogas está a cisplatina, que é um potente agente quimioterápico que tem como alvo principal o DNA. A resistência a quimioterápicos é considerada o maior obstáculo para uma quimioterapia gerar sucesso, por isso a busca por um método que seja capaz de prever as respostas individuais à quimioterapia antes do tratamento é desejável. O presente trabalho tem como objetivo avaliar os danos basais de DNA existentes em linfócitos de pacientes com melanoma cutâneo maligno em estágio inicial e avaliar, in vitro, a ação da cisplatina nos linfócitos dos mesmos pacientes por meio de testes citogenéticos do micronúcleo e do cometa. Com esse estudo pretende-se então observar a eficiência do sistema de reparo de DNA de indivíduos com melanoma e da droga caso haja necessidade de tratamento quimioterápico futuramente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHIMABUKURO, FERNANDA; NETO, CYRO F.; SANCHES, JR., JOSE A.; GATTAS, GILKA J. F.. DNA damage and repair in leukocytes of melanoma patients exposed in vitro to cisplatin. Melanoma Research, v. 21, n. 2, p. 99-105, . (07/51699-3, 06/52041-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SHIMABUKURO, Fernanda. Avaliação in vitro da cisplatina, em linfócitos de pacientes com melanoma cutâneo, por meio de testes citogenéticos. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.