Busca avançada
Ano de início
Entree

Regeneração nervosa após esmagamento dè raízes motoras ná interface dò SNC e SNP e tratamento com células tronco mesenquimais

Processo: 10/14210-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Alexandre Leite Rodrigues de Oliveira
Beneficiário:Aline Barroso Spejo
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Nervo isquiático   Células-tronco mesenquimais   Sistema nervoso   Regeneração nervosa

Resumo

A impossibilidade de reparo eficiente de lesões no SNC é um importante problema médico. Diferentes modelos experimentais de lesão axonal têm sido propostos com a finalidade de investigar a neuroproteção/degeneração e a plasticidade sináptica em motoneurônios, bem como testar o potencial de diferentes tratamentos. Recentes estudos mostram resultados promissores em relação ao implante de células-tronco para tratamento de doenças e lesões do SNC, atribuindo-se tal melhora funcional à produção de fatores tróficos. Neste sentido, investigaremos o efeito neuroprotetor de células-tronco mesenquimais (CTM) de animais Lewis-GFP, após esmagamento de raízes motoras da medula espinal. Os animais serão divididos nos seguintes grupos experimentais: Grupo 1 - apenas o esmagamento das raízes motoras (L4, L5 e L6); Grupo 2 - esmagamento das raízes motoras e injeção de DMEM (meio de cultura) na interface da substância branca e cinzenta, na região da lâmina IX; Grupo 3 - esmagamento das raízes motoras e injeção de CTM na interface da substância branca e cinzenta, na região da lâmina IX. Serão utilizadas técnicas de citometria de fluxo e imunucitoquímica para caracterização das CTM; imunohistoquímica para avaliar a expressão de sinapsina e sinaptofisina (marcadores de terminais pré-sinápticos), GAD65 (marcador para terminações pré-sinápticas GABAérgicas), VGLUT1 e VGLUT2 (marcadores para terminações pré-sinápticas glutamatérgicas) nos animais dos três grupos experimentais. A microscopia de luz será empregada para a investigação da sobrevivência neuronal e testes motores serão realizados para o cálculo do índice funcional do nervo isquiático. A microscopia eletrônica de transmissão será empregada para estudar morfologicamente os nervos regenerados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SPEJO, A. B.; CARVALHO, J. L.; GOES, A. M.; OLIVEIRA, A. L. R. NEUROPROTECTIVE EFFECTS OF MESENCHYMAL STEM CELLS ON SPINAL MOTONEURONS FOLLOWING VENTRAL ROOT AXOTOMY: SYNAPSE STABILITY AND AXONAL REGENERATION. Neuroscience, v. 250, p. 715-732, OCT 10 2013. Citações Web of Science: 29.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SPEJO, Aline Barroso. Regeneração nervosa após esmagamento de raízes motoras na interface do SNC e SNP e tratamento com células tronco mesenquimais. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.