Busca avançada
Ano de início
Entree

Adubação com manganês em soja. efeitos de doses, fontes, métodos de aplicação e avaliação da distribuição e disponibilidade.

Processo: 10/14629-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Edson Luiz Mendes Coutinho
Beneficiário:Anderson Santos Pinto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Nutrição mineral de plantas   Leguminosae

Resumo

Na tentativa de fornecer subsídios para melhorar a recomendação de Mn para a cultura dasoja, serão instalados dois experimentos em condições de campo, num solo de texturaarenosa/média, com alto valor de pH na camada superficial e com problemas de deficiênciade Mn. O primeiro experimento procura estudar o efeito da adição de doses (0, 2, 5, 8, 11 e14 kg ha-1de Mn) e fontes de Mn (sulfato de Mn e Mn-"fritas"), aplicadas via solo, naprodução de matéria seca da parte aérea e de grãos de soja, nas concentrações de Mn nasfolhas e na parte aérea, assim como, na distribuição do micronutriente em frações(reservatórios) do solo (trocável, matéria orgânica, óxidos de Fe e Al cristalino e poucocristalino e residual) e na disponibilidade para a leguminosa, avaliada através das soluçõesextratoras DTPA, Mehlich-1 e HCl. Procurar-se-á determinar o nível crítico de Mn no soloe nas folhas. Tem-se ainda como objetivo, identificar a fração do solo (reservatório) comque o Mn predominantemente se associa após a sua aplicação e, relacionar o micronutrientenas diversas frações com o Mn extraível pelas soluções de DTPA, HCl e Mehlich-1, assimcomo, com a quantidade do micronutriente absorvida e acumulada na parte aérea dasplantas. Devido o Mn aplicado em solo com alto pH poder tornar-se indisponível àsplantas, programou-se o segundo experimento, procurando-se estudar em três cultivares desoja, o efeito de fontes de Mn aplicadas via foliar (sulfato de Mn, Mn-EDTA e cloreto deMn) e de doses (0, 200, 400 e 600 g ha-1 de Mn) aplicadas nos estádio V4, V6 e V9,respectivamente. Será avaliada a produtividade de grãos de soja e as concentrações de Mnna folha diagnóstica.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINTO, Anderson Santos. Adubação com manganês em soja : efeitos no solo e na planta. 2012. 47 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.