Treinamento de ator, memória e micropercepção: possibilidades para o corpo em cena
A memória, a percepção e as micropercepções no processo de criação do ator
Da utilização de poemas na investigação do trabalho vocal do ator.
Processo: | 10/02780-5 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de março de 2011 |
Data de Término da vigência: | 30 de novembro de 2012 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro |
Pesquisador responsável: | Renato Ferracini |
Beneficiário: | Maria Alice Possani |
Instituição Sede: | Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 08/11568-0 - Memória(s) e pequenas percepções, AP.TEM |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Corpo | interpretação | memória | micro-percepção | pré-expressividade | Preparação do ator |
Resumo Este projeto tem como objetivo a investigação do conceito de treinamento de ator e as possíveis relações desse tema com a idéia de memória e micro-percepção no corpo do artista em estado de representação: o "como" esse corpo processa algumas informações a fim de potencializar a dimensão criativa e manter-se em estado extra-cotidiano. Como parte do Projeto Temático proposto à Fapesp "Memória(s) e Pequenas Percepções", realizaremos primeiramente o levantamento quantitativo de citações e alusões aos conceitos de treinamentoe preparação de ator nos seguintes autores: Stanislavski, Grotowski e Barba; e posteriormente faremos a análise conceitual relacional, qualitativa, crítica, reflexiva e analítica desses conceitos em relação ao levantamento realizado e às idéias de memória e micro-percepção no corpo em estado de representação. (AU) | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |