A memória, a percepção e as micropercepções no processo de criação do ator
Da utilização de poemas na investigação do trabalho vocal do ator.
Treinamento do ator: a memória e as micro-percepções como caminho para o corpo em ...
Processo: | 10/07257-9 |
Linha de fomento: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Vigência (Início): | 01 de maio de 2010 |
Vigência (Término): | 30 de abril de 2012 |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro |
Pesquisador responsável: | Renato Ferracini |
Beneficiário: | Cristiane Malagoli Taguchi |
Instituição-sede: | Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (LUME). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 08/11568-0 - Memória(s) e pequenas percepções, AP.TEM |
Assunto(s): | Representação (artes) Expressão corporal Atores |
Resumo Este projeto tem como objetivo a investigação do conceito de treinamento de ator e as possíveis relações desse tema com a ideia de memória e micropercepção no corpo do artista em estado de representação: o "como" esse corpo processa algumas informações a fim de potencializar a dimensão criativa e manter-se em estado extra-cotidiano. Este projeto de Iniciação Científica é parte integrante do Projeto Temático Memória(s) e pequenas percepções, do LUME Teatro (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp), coordenado por Renato Ferracini e Suzi Sperber. É diretamente relacionado à pesquisa de mestrado de Maria Alice Possani "Treinamento do ator: a memória e as micropercepções como caminho para o corpo em cena". O presente projeto pretende realizar o levantamento quantitativo de citações e alusões aos conceitos de treinamento e preparação de ator nos seguintes autores: Stanislavski, Meyerhold, Grotowski, Barba, Schechner e Lehmann. O levantamento de conceitos relacionados à pesquisa em bibliografia específica serão fundamentais para o enquadramento deste projeto na pesquisa integrada além da participação em discussões e produções coletivas. (AU) | |