Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do envolvimento da deubiquitinase A20 no controle da inflamação em tecido adiposo de obesos

Processo: 10/13210-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Licio Augusto Velloso
Beneficiário:Bruna Bombassaro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/50809-5 - Inflamação e resposta imune em obesidade, AP.TEM
Assunto(s):Ubiquitinação   Tecido adiposo   Inflamação   Obesidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:A20 | Inflamação | obesidade | Tecido adiposo | ubiquitinação | Fisiopatologia Médica

Resumo

Obesidade é o principal fator de risco para doenças metabólicas e cardiovasculares tais como diabetes, aterosclerose e hipertensão. A ativação de um processo inflamatório subclínico no tecido adiposo hipertrofiado de pacientes obesos destaca-se como um dos mecanismos responsáveis pela indução da resistência à insulina, que se constitui no fenômeno comum a todas as doenças que compõem a síndrome metabólica. A ativação do processo inflamatório característico da obesidade decorre da complexa associação de fatores genéticos e ambientais. O consumo de dietas ricas em ácidos graxos saturados é certamente um dos mais importantes fatores ambientais, levando à inflamação através da ativação de receptores TLR4 e estresse de retículo endoplasmático. Vias inflamatórias são reguladas por vários mecanismos, a degradação de proteínas de tais vias pode levar tanto a acentuação como inibição do processo inflamatório. Um dos mais importantes mecanismos envolvidos com a degradação de proteínas inflamatórias é a ubiquitinação, que pode direcionar proteínas alvo ao proteossoma. O objetivo do presente estudo é avaliar a participação de uma proteína deubiquitinase, A20, no controle do processo inflamatório e na geração de resistência à insulina em tecido adiposo de modelos animais de obesidade e de pacientes obesos. Para tal, a expressão da A20 será avaliada por imunoblot e real-time PCR em animais magros e obesos assim como em voluntários magros e pacientes obesos antes e após cirurgia bariátrica. Ainda, em animais obesos, a repercussão da redução da expressão da A20, que será inibida por oligonuclotídeo antisense, será avaliada no contexto da resistência à insulina.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BOMBASSARO, Bruna. Regulação diferencial da deubiquitinase A20 em tecido adiposo de obesos: potencial envolvimento na regulação da PGC1a. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.