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Garantia de educação igualitária? Concepções de alunos portadores de deficiência sobre sua escola

Processo: 10/19928-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Jessica Fernanda Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação inclusiva   Práticas pedagógicas   Pessoas com deficiência   Interação professor aluno
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Garantia de direitos iguais | Percepção de alunos com deficiência | Relações sociais na escola | Relações Sociais na Escola

Resumo

Consideramos a Educação Inclusiva e a função social da escola não só como transmissoras de conhecimento, mas também, como o primeiro passo em direção à socialização da criança. Assim, este estudo tem como objetivo analisar as concepções de alunos com deficiência do Ensino Fundamental (1º ciclo) - sobre sua própria escola, e verificar se suas necessidades e seus direitos fundamentais estão sendo atendidos. Para isso, investigaremos as relações entre os alunos com deficiência e sua escola, seu relacionamento com a classe comum da escola regular, com seus amigos, funcionários e professores. Com relação aos fundamentos teórico-metodológicos, verificaremos como ocorre o processo de ensino-aprendizagem, além de observar se o que é estabelecido pela legislação, no que tange à proteção jurídica e à integração social das pessoas com deficiência, legitima-se na prática. Neste sentido, realizaremos dois tipos de pesquisa: bibliográfica e empírica descritiva. Este estudo se dividirá, então, em três etapas: na 1ª será realizado levantamento bibliográfico visando ao aprofundamento do tema em estudo. A 2ª etapa se destinará à coleta de dados que ocorrerá em três momentos: a) por meio de formulários de observação, com rol de itens previamente elencados: serão observados a infraestrutura da escola, o funcionamento da sala de aula, a interação entre aluno-aluno, alunos-funcionários e alunos-professor, e a prática pedagógica do professor que atua na sala dos alunos com deficiência; b) haverá entrevistas com roteiro semiestruturado de perguntas para esses alunos; c) além disso, serão coletados desenhos e textos produzidos por eles. Na 3ª etapa, ocorrerá a análise e a discussão dos dados registrados em diário de campo em que eles receberão abordagem qualitativa. Para sua análise e interpretação, empregaremos a técnica de Análise de Conteúdo. Assim, os resultados serão extraídos por intermédio de inferências. (AU)

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