Busca avançada
Ano de início
Entree

Resposta th17 e hipotalamo de camundongos com obesidade induzida por dieta.

Processo: 10/52378-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Licio Augusto Velloso
Beneficiário:Carina Solon da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/50809-5 - Inflamação e resposta imune em obesidade, AP.TEM
Assunto(s):Sistema imune   Obesidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inflamacao Hipotalamica | Obesidade | Sistema Imune

Resumo

Obesidade resulta da perda do equilíbrio entre consumo e gasto calórico e, em modelos animais, tal fenômeno é dependente da instalação de um processo inflamatório que leva à disfunção do hipotálamo. O presente estudo tem por objetivo avaliar a participação de uma resposta Th17 na gênese da inflamação e disfunção hipotalâmica na obesidade. O objetivo se fundamenta no fato de que em algumas doenças inflamatórias e degenerativas do cérebro, a indução de uma resposta Th17 participa da quebra da barreira hematoencefalica, contribuindo para o início e avanço da inflamação. Para alcançar nosso objetivo, avaliaremos inicialmente a presença de linfócitos com fenótipo Th17 em sangue periférico e hipotálamo de camundongos com obesidade induzida por dieta. A seguir, estabeleceremos métodos para bloquear as citocinas IL17 e IL22, avaliando as conseqüências metabólicas, inflamatórias e funcionais deste bloqueio. Acredita-se que a caracterização desta via contribuirá para o avanço na caracterização dos aspectos da imunopatologia que levam ao desenvolvimento da inflamação do hipotálamo na obesidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Carina Solon da. A interleucina-17 é produzida pelo intestino em resposta a ácidos graxos da dieta e regula a secreção de insulina. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.