Busca avançada
Ano de início
Entree

A percepção da dor na experiência de câncer infanto-juvenil

Processo: 10/52584-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Fatima Aparecida Emm Faleiros Sousa
Beneficiário:Hilze Benigno de Oliveira Moura Siqueira
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Percepção de dor   Medição da dor   Neoplasias   Crianças   Adolescentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao De Dor | Cancer Infanto Juvenil | Etimacao De Categorias | Linguagem De Dor

Resumo

A literatura especializada aponta um interesse em relação à dor em crianças e a sua avaliação, mas o tema ainda é pouco explorado quando comparado as produções científicas sobre a dor em adultos. O estudo tem os seguintes objetivos: avaliar a percepção de dor na experiência de câncer infantil; compreender a percepção da dor dos pais (mãe) frente à experiência de câncer de seu filho (a) por meio de auto-relato; avaliar como crianças e adolescentes apreendem a dor, em estágios diferentes de desenvolvimento e de câncer, por meio da Escala Multidimensional de Avaliação de Dor (EMADOR) de Faleiros Sousa, 2010; avaliar a dor por meio da Escala Emocional de Faces (FAS) de McGrath, 1996; compreender como a criança/adolescente percebe o fenômeno doloroso por meio de desenhos, de auto-relatos e das palavras que descrevem a dor. Participarão crianças e adolescentes de 5 a 18 anos de idades que estejam em tratamento ontológico, de ambos os sexos e suas mães. Serão excluídos aqueles sem condições físicas e/ou cognitivas para participar da pesquisa. O estudo será divido em etapas consecutivas e respectivas análises de dados: 1. Relato e Desenho livre: a análise será realizada com base na leitura compreensiva de Giorgi (1985), Martins e Bicudo (1994); 2. EMADOR: esta análise será efetivada a partir do cálculo da Média Aritmética (MA), do Desvio Padrão (DP) em cada 50 descritores de dor (aguda e crônica). Após o cálculo, serão analisados os descritores de maior e de menor atribuição percebida na dor aguda ou crônica pelos participantes, em seguida, serão organizados em forma descritiva e em tabelas e gráficos; 3. FAS: serão analisadas as variações de efeitos positivos (A-D: não sente dor) e negativos da dor (F-I: diferentes graus de intensidade dolorosa) das 9 expressões representadas pela sequência de letras (A a I). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo em novembro de 2009. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
EMM FALEIROS SOUSA, FATIMA APARECIDA; RAMINELLI DA SILVA, TALITA DE CASSIA; DE OLIVEIRA MOURA SIQUEIRA, HILZE BENIGNO; SALTARELI, SIMONE; FALCONI GOMEZ, RODRIGO RAMON; HORTENSE, PRISCILLA. A dor desde a perspectiva do ciclo de vida: avaliação e medição através de métodos psicofísicos de estimação de categoria e magnitude. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 24, . (10/52584-8, 11/51378-8)
EMM FALEIROS SOUSA, FATIMA APARECIDA; RAMINELLI DA SILVA, TALITA DE CASSIA; DE OLIVEIRA MOURA SIQUEIRA, HILZE BENIGNO; SALTARELI, SIMONE; FALCONI GOMEZ, RODRIGO RAMON; HORTENSE, PRISCILLA. Pain from the life cycle perspective: Evaluation and Measurement through psychophysical methods of category estimation and magnitude estimation. REVISTA LATINO-AMERICANA DE ENFERMAGEM, v. 24, p. 9-pg., . (11/51378-8, 10/52584-8)
HILZE BENIGNO DE OLIVEIRA MOURA SIQUEIRA; MANOEL ANTÔNIO DOS SANTOS; RODRIGO RAMON FALCONI GOMEZ; SIMONE SALTARELI; FÁTIMA APARECIDA EMM FALEIROS SOUSA. Expressão da dor na criança com câncer: uma compreensão fenomenológica. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 32, n. 4, p. 663-674, . (10/52584-8)
HILZE BENIGNO DE OLIVEIRA MOURA SIQUEIRA. Estudo revela como crianças com câncer expressam dor. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 32, n. 4, p. 1-1, . (10/52584-8)
FÁTIMA APARECIDA EMM FALEIROS SOUSA; TALITA DE CÁSSIA RAMINELLI DA SILVA; HILZE BENIGNO DE OLIVEIRA MOURA SIQUEIRA; SIMONE SALTARELI; RODRIGO RAMON FALCONI GOMEZ; PRISCILLA HORTENSE. A dor desde a perspectiva do ciclo de vida: avaliação e medição através de métodos psicofísicos de estimação de categoria e magnitude. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 24, . (11/51378-8, 10/52584-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIQUEIRA, Hilze Benigno de Oliveira Moura. A percepção da dor na experiência de câncer infanto-juvenil. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.