Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das atividades antimicrobiana, anti-séptica e esterilizante de extratos e metabólitos de Baccharis dracunculifolia e Pinus elliottii.

Processo: 10/09861-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacognosia
Pesquisador responsável:Jairo Kenupp Bastos
Beneficiário:Cristiane Teixeira Vilhena Bernardes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antiséptico | Bacharis dracunculifolia | Esterilizante | Produtos Naturais e Sintéticos

Resumo

Baccharis dracunculifolia, conhecida vulgarmente como "alecrim do campo" é um arbusto lenhoso, nativo das regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, muito utilizada na medicina popular como agente antiinflamatório e no tratamento de doenças gastrointestinais e úlceras. Foram relatadas ainda atividades antibacterianas, antifúngicas e antiparasitárias. Pinus elliotti, é uma espécie exótica, que foi introduzida no sudeste brasileiro como espécie de reflorestamento e se espalhou rapidamente. As plantas desse gênero são ricas em componentes fenólicos e terpenos, tendo sido identificados diterpenos oriundos de várias espécies, muitos desses, ostentando atividades antimicrobianas.Com a grande ressurgência de microorganismos resistentes à ação dos antimicrobianos existe um crescente interesse em se investigarem novas substâncias para o tratamento de infecções tópicas e sistêmicas. Destaca-se também a importância da pesquisa de produtos naturais, para serem utilizados individualmente ou associados, no desenvolvimento de produtos atisépticos ou esterilizantes, para serem empregados em ambientes domésticos, industriais e hospitalares, evitando-se assim, que microorganismos resistentes se disseminem pela população. Assim, o presente estudo tem como intuito, confirmar a atividade antibacteriana do extrato de B. dracunculifolia e seus metabólitos, investigar a atividade antibacteriana e antifúngica de P. elliottii e seus metabólitos majoritários, bem como avaliar a capacidade de utilização desses extratos, separadamente ou associados, como agentes sanitizantes e/ou esterilizantes.Para tanto, extratos de B. dracunculifolia e resina de P. elliottii, serão submetidos aos ensaios antimicrobianos seguindo protocolos de determinação da concentração inibitória mínima (CIM), padronizados pela NCCLS, bem como a protocolos para determinação da atividade sanitizante e esterilizante desenvolvidos pela Fiocruz, ambos para bactérias Gram positivas, Gram negativas e fungos filamentosos.Os extratos e as frações ativas serão submetidos a diferentes modalidades cromatográficas com vistas ao isolamento dos metabólitos ativos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERNARDES, Cristiane Teixeira Vilhena. Avaliação das atividades antimicrobiana, antisséptica e esterilizante de extratos e metabólitos de Baccharis dracunculifolia D. C. e Pinus elliottii Engelm. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.