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Emoções no processo de organização dramática do psiquismo - transformação e significação nas relações éticas e estéticas

Processo: 10/16020-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Bader Burihan Sawaia
Beneficiário:Lavínia Lopes Salomão Magiolino
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Emoções   Significação   Perspectiva histórico-cultural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Drama psicológico | Emoções | funções psicológicas | perspectiva historico-cultural | significação | Vigotski | Psicologia Social

Resumo

Frente às dificuldades de conceituação das emoções na Psicologia, vimos nos dedicando ao adensamento teórico e à elaboração conceitual da problemática analisando trabalhos de autores de diferentes campos da ciência e do conhecimento (Maturana; Damásio; Rey; Wallon; Vigotski; Bakhtin). Em nossos estudos reunimos um denso material teórico sobre as emoções humanas que, na perspectiva histórico-cultural que assumimos, passam a ser compreendidas como funções psicológicas que se (trans)formam na história e na cultura, para além de uma concepção biologizante, dicotômica e mecanicista. Nessa esfera, se destacam a centralidade da arte e da estética no estudo das emoções no pensamento de Vigotski e da ética de Espinosa. Tais considerações nos colocam diante da necessidade de enfrentar a questão agora no campo empírico e, ao mesmo tempo, de aprofundar nossos estudos das dimensões ética e estética das emoções. Inspiradas nas elaborações de Vigotski sobre a relação entre o drama e a dinâmica da personalidade, pretendemos investigar como as emoções significam no processo dramático de organização do psiquismo e de constituição do sujeito nas/pelas relações sociais. Elegemos o trabalho do ator como lócus de investigação tomando as emoções nas experiências (est)éticas vividas (na vida e no palco). A partir de videogravações e registros das atividades realizadas na sala de ensaio de uma companhia de teatro, proceder-se-á à construção e análise dos dados adotando pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva assinalada, da abordagem microgenética (Góes) e da teoria da enunciação (Bakhtin). A ética de Espinosa e a estética marxista, com destaque para Bakhtin e Luckács, também ganham relevância na análise.

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