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A dança como forma de linguagem corpo(oral): buscando construir a função psicológica superior memória em crianças com Síndrome de Down

Processo: 11/00032-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Irineu Aliprando Viotto Filho
Beneficiário:Ariana Aparecida Nascimento dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Síndrome de Down   Memória (psicologia)   Dança   Linguagem corporal   Expressão corporal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade da Dança | Funções Psicológicas Superiores | memória | Sindrome de Down | Teoria histórico cultural | Teoria Histórico Cultural

Resumo

Este Projeto de pesquisa tem a intenção de discutir o processo de construção e desenvolvimento da função psicológica superior memória em crianças com Síndrome de Down, considerando a dança como importante linguagem corpo(oral)-simbólica para a consolidação desse processo. Considerando as dificuldades e limitações que os sujeitos com Síndrome de Down apresentam na função psicológica memória, e levando-se em conta as contribuições da teoria histórico-cultural no sentido de compreender esta função psíquica como importante para a autonomia dos sujeitos, buscar-se-á investigar o papel exercido pela dança, compreendendo-a enquanto uma linguagem (simbólica) corporal e oral, na construção e desenvolvimento da memória voluntária nestes sujeitos. Para tanto, serão sujeitos da pesquisa 5 (cinco) crianças Down, com faixa etária entre 9 e 12 anos, que frequentam o Laboratório de Atividades Lúdico Recreativas (LAR) da FCT UNESP - Presidente Prudente. Serão realizados 20 encontros de intervenção com esses sujeitos a fim de identificar e analisar, através da atuação destas crianças, se houve mudança em suas ações e movimentos ao longo do processo de intervenção. Acredita-se que este Projeto pode criar condições de valorização do trabalho educativo do professor, bem como da atividade dança, como importantes instrumentos na construção e desenvolvimento da memória voluntária junto a crianças com Síndrome de Down. (AU)

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