Busca avançada
Ano de início
Entree

A busca por um diálogo entre Freinet e Vigotski no que se refere à alfabetização: minha prática cotidiana em questão

Processo: 10/18780-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Luiza Bustamante Smolka
Beneficiário:Ana Flávia Valente Teixeira Buscariolo
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/50556-0 - Condições de desenvolvimento humano e práticas contemporâneas: as relações de ensino em foco, AP.EP
Assunto(s):Alfabetização   Pedagogia   Prática de ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetização | pedagogia Freinet | perspectiva histórico cultural | práticas de escrita | práticas de leitura | relações de ensino | Psicologia Educacional

Resumo

Esse projeto de pesquisa propõe uma análise das práticas pedagógicas de Freinet à luz da teoria de Vigostski, visando analisar, investigar e refletir sobre minha prática em sala de aula, buscando estabelecer um diálogo entre a prática freinetiana, que propõe o Método Natural da Escrita e a teoria proposta por Vigotski, que coloca em foco a questão social, cultural e a importância das relações. Buscar este diálogo, entre autores que discutem a apropriação social da escrita pode ser uma contribuição importante para a transformação das práticas escolares, tecendo uma trama de relações que aproximem Vigotski e Freinet, autores que concebem a alfabetização como um processo de relações e produção cultural. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)