Busca avançada
Ano de início
Entree

O Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos e as violações dos direitos do homem ocorridas na zona rural brasileira

Processo: 11/05026-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2012
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Yi Shin Tang
Beneficiário:Raísa Ortiz Cetra
Instituição Sede: Instituto de Relações Internacionais (IRI). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Direitos humanos   Direito internacional   Questão agrária   Violações dos direitos humanos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Direito Internacional | Direitos Humanos | Questão Agrária | Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos | violência no campo | Relações Internacionais (Direito Internacional Público e Ciência Política)

Resumo

O presente projeto de pesquisa objetiva investigar a situação dos direitos humanos na zona rural brasileira, tendo por base a atuação do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (SIDH) no que diz respeito a tal questão. Será desenvolvida uma abordagem internacional da realidade no campo do Brasil pouco vista na academia, mas necessária, dada a crescente influência dos sistemas internacionais de proteção dos direitos humanos no ordenamento interno. Entende-se que, devido a uma questão agrária complexa, as violações dos direitos humanos têm sido recorrentes na zona rural do país, e que as análises e sentenças do SIDH são uma importante fonte de pesquisa sobre essa situação. Tal sistema tem se mostrado um importante meio de pressão, colaborando para o aumento das garantias oferecidas pelo Estado a essa parcela extremamente vulnerável da população brasileira. A análise terá, então, como fonte principal de pesquisa a jurisprudência do SIDH, bem como os relatórios emitidos por seus órgãos principais, a Comissão e a Corte Interamericana de Direitos Humanos, além de fontes que não estão vinculadas ao sistema, como jornais e relatórios de outra natureza. A conclusão acerca da situação investigada será exposta por meio da análise de um caso concreto, "Sebastião Camargo Filho", ainda não encaminhado para a Corte Interamericana. Com base no estudado e partindo da premissa de que o SIDH considera graves as violações de direitos humanos ocorridas no campo brasileiro, se dissertará sobre a maneira segundo a qual a Corte deveria agir caso tal demanda fosse a ela submetida. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)