Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação em Valores: solução para a violência e a indisciplina na escola?

Processo: 11/05977-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 23 de abril de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Suzana de Stefano Menin
Beneficiário:Juliana Aparecida Matias Zechi
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Violência   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação em valores | formação docente | Indisciplina | Violência | Psicologia da Moralidade

Resumo

Esta pesquisa pretende investigar que relações a escola pública e seus agentes fazem sobre Educação em Valores e o enfrentamento da violência e da indisciplina escolar e que formação têm recebido para atuar nessa área. Para a realização dessa pesquisa, faremos uma revisão teórica de livros e artigos na área para levantamento das relações ali tecidas sobre a Educação em Valores e violência e indisciplina escolar. Também, selecionaremos projetos de Educação em Valores voltados ao enfrentamento da violência e/ou indisciplina realizados em escolas públicas brasileiras. O levantamento desses projetos será realizado a partir de um banco de dados já disponível da pesquisa "Projetos bem sucedidos de educação moral: em busca de experiências brasileiras", iniciada em 2008, que aplicou questionário junto a diretores, coordenadores pedagógicos e professores de escolas públicas das diversas regiões do Brasil. Buscaremos examinar nesses projetos, com o auxílio do software ALCESTE, que relações podem existir entre os temas, as finalidades, os métodos e os resultados dos projetos de Educação em Valores e o enfrentamento da violência e/ou indisciplina escolar; também investigaremos qual é a formação recebida pelos docentes atuarem nessa área. Finalmente, selecionaremos uma amostra de experiências que apresentam projetos bem sucedidos, de acordo com critérios extraídos na literatura pertinente, para visitá-las e fazer entrevistas com seus professores e agentes administrativos. Nas entrevistas, investigaremos os sentidos das relações estabelecidas entre os projetos de Educação em Valores e o enfrentamento da violência e indisciplina escolar e as concepções dos docentes e agentes administrativos sobre a formação necessária para capacitá-los para lidarem com problemas disciplinares vivenciados no cotidiano escolar.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZECHI, Juliana Aparecida Matias. Educação em valores: solução para a violência e indisciplina na escola?. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.