Busca avançada
Ano de início
Entree

Escrevendo a lápis de cor: infância e história na escritura de Guimarães Rosa

Processo: 10/19615-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - Teoria e Filosofia da História
Pesquisador responsável:Elias Thome Saliba
Beneficiário:Camila Rodrigues
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História cultural   Oralidade   Linguagem   Infância   Literatura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Guimarães Rosa | História Cultural | Infancia | Linguagem | Literatura | oralidade | História cultural brasileira

Resumo

Propomos problematizar o manejo do linguajar na escritura de João Guimarães Rosa buscando identificar marcas de um dos conflitos mais fortes na História Cultural brasileira, que é o choque de poder estabelecido entre os letrados e os não-letrados. Nossa hipótese inicial é a de que esta tensão, muitas vezes, pode aparecer na escritura rosiana sob a máscara do embate entre a forma dos adultos lidarem com a linguagem das crianças. Discutindo a problemática das linguagens, além de estarmos destacando um tema ainda pouco abordado pelos pesquisadores rosianos, também tocamos em modalidades teóricas da História e em reflexões da História Cultural. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES, Camila. Escrevendo a lápis de cor: infância e história na escritura de Guimarães Rosa. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.