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Alunos com altas habilidades / superdotação: identificação e concepção dos professores

Processo: 11/09529-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Lurian Dionizio Mendonça
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Criança superdotada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Altas Habilidades | avaliação | concepção de professores | superdotação | Educação especial

Resumo

Os estudos e a identificação de alunos com altas habilidades / superdotação no Brasil, ainda é muito pouco desenvolvido e em consequência disso muitos talentos são perdidos, já que a maioria dessas pessoas nem ao menos são identificadas. Assim, este estudo tem por objetivo identificar o número de alunos com altas habilidades / superdotação em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental na cidade de Bauru e verificar quais as concepções dos professores em relação a esses alunos com altas habilidades / superdotação. A metodologia da pesquisa é qualitativa e contará com instrumentos padronizados e entrevistas semi estruturadas. A identificação será realizada a partir dos dados já levantados por pesquisa em andamento na rede de Bauru dos alunos com indicadores de superdotação por meio do "Guia de observação de crianças dotadas e talentosas" (GUNTHER, s/d) utilizado em Lavras / MG. Após essa identificação prévia dos alunos das sete salas de aula de uma escola pública de Bauru, esses alunos serão encaminhados ao Centro de Psicologia Aplicada - CPA da UNESP campus de Bauru, para que sejam avaliados em relação ao desenvolvimento intelectual por meio do teste WISC - Wechsler Intelligence Scale for Children, escala de inteligência, concomitante a este procedimento será descrito os dados do desempenho acadêmico de tais alunos referente ao teste de desempenho escolar, já realizado na escola com todos os alunos, pois este estudo se insere dentro de um projeto maior de melhoria da qualidade de ensino já realizado na escola com apoio da FAPESP. A última etapa será verificar a que os professores e os próprios alunos atribuem o bom desempenho escolar. (AU)

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