Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação ecotoxicológica do uso de dejeto suínos em solos de Santa Catarina

Processo: 10/13539-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Elke Jurandy Bran Nogueira Cardoso
Beneficiário:Julia Corá Segat
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ecotoxicologia   Poluição ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ecotoxicologia | Eisenia andrei | Folsomia candida | Poluição Ambiental | solo | Ecotoxicologia

Resumo

Devido ao potencial dos dejetos de suínos como fonte de nutrientes para o solo, a utilização deste no ambiente tem sido uma alternativa para disposição e descarte deste resíduo em áreas agrícolas. Por outro lado, os problemas ambientais, quando da aplicação inadequada dos dejetos de suínos na superfície do solo, podem gerar contaminação das águas superficiais e até mesmo das águas subterrâneas, por percolação. O presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito da aplicação de diferentes doses de dejetos suínos por meio de testes ecotoxicológicos, usando metodologias padronizadas (ISO - International Organization for Standardization) para os organismos minhoca (Eisenia andrei) e colembola (Folsomia candida). Para tanto serão utilizadas amostras da camada superficial (0-20 cm de profundidade) de dois solos com potencial de aplicação de dejetos suínos, representativos da região Oeste de Santa Catarina como: Latossolo Vermelho e outro mais arenoso que deverá ser escolhido na região de acordo com a intensidade e frequência de aplicação no solo. O experimento inicialmente será conduzido em laboratório sob delineamento experimental em blocos ao acaso com 4 repetições. Os tratamentos serão diferentes doses de dejetos de suínos: T1) 0 (testemunha), T2) 25 m3/ha, T3) 50 m3/ha, T4) 75 m3/ha e 100 m3/ha. Esse estudo contribuirá para o conhecimento de valores limite de doses de dejetos utilizáveis em cenários reais sob diferentes solos da região Oeste de Santa Catarina, contribuindo para uma gestão sustentável deste resíduo de origem animal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SEGAT, JULIA C.; ALVES, PAULO R. L.; BARETTA, DILMAR; CARDOSO, ELKE J. B. N.. Ecotoxicological effects of swine manure on Folsomia candida in subtropical soils. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 92, n. 2, . (10/13539-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SEGAT, Julia Corá. Avaliação ecotoxicológica do uso de dejetos de suínos em solos de Santa Catarina. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.