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Avaliação do desenvolvimento das crianças de 4 a 12 meses que frequentam berçários da cidade de Marília

Processo: 10/20292-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Fabiana Cristina Frigieri de Vitta
Beneficiário:Michele Queiroz Baioni
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento infantil   Avaliação em saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação | Berçário | Desenvolvimento Infantil | Educação | Terapia Ocupacional

Resumo

Na idade de 0 a 12 meses é adquirida a maior parte dos comportamentos necessários para o desenvolvimento posterior do indivíduo. Esses dados remetem aos primeiros anos de vida do bebê que, por conta de mudanças socioculturais, atualmente frequenta instituições de Educação Infantil. O presente trabalho tem por objetivo avaliar o desenvolvimento da criança de 4 a 12 meses que frequenta uma instituição de educação infantil na cidade de Marília, nas áreas motora, de auto cuidado, cognição, linguagem e socialização. Serão avaliadas crianças de quatro a doze meses inseridas no berçário 1 e 2 da Escola Municipal de Educação Infantil e Creche Saci Pererê da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Marília. Após consentimento da SME, as crianças serão submetidas a situações que permitirão verificar a presença ou não dos comportamentos apontados no protocolo de avaliação Inventário Portage Operacionalizado. A observação dos comportamentos acontecerá durante as atividades de rotina do berçário possibilitando que as crianças fiquem à vontade. Será realizada pela pesquisadora e por um colaborador, de modo a verificar e garantir a fidedignidade das mesmas. Os dados coletados serão agrupados e sofrerão análise estatística descritiva, permitindo verificar o desenvolvimento das áreas nessa faixa etária. (AU)

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