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Efeitos do transporte rodoviário no bem-estar de bovinos de corte

Processo: 11/04862-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia
Pesquisador responsável:Mateus José Rodrigues Paranhos da Costa
Beneficiário:Mariana Rezende Franco
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Bem-estar do animal   Bovinos de corte   Abate   Frigoríficos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:carcaça | deslocamento de bovinos | frigorífico | Gado De Corte | hematomas | Pré-Abate | Bem-estar animal

Resumo

O crescente número de bovinos abatidos gera intensa movimentação de animais pelas estradas brasileiras, que, em sua maioria, estão em condições precárias, principalmente aquelas que dão acesso às fazendas. O objetivo desse estudo é avaliar o bem-estar de bovinos de corte em função das condições de transporte rodoviário. As avaliações serão realizadas em duas plantas frigoríficas, avaliando-se: as características dos veículos, dos motoristas, das viagens e dos animais. Serão consideradas as seguintes variáveis dependentes: frequências de animais deitados, feridos e mortos na chegada no frigorífico e a frequência de hematomas nas carcaças. Os dados serão analisados com a aplicação de estatística multivariada, com o método de análise de correspondência múltipla (ACM), de forma a estimar a associação entre as diversas variáveis independentes (características dos veículos, dos motoristas, das viagens e dos animais) com os indicadores de bem-estar animal (variáveis dependentes). Para as análises confirmatórias dos dados será utilizado um modelo de regressão múltipla (modelo misto), considerando no modelo como efeitos aleatórios o tipo de veículo (medidas repetidas) e como efeitos fixos (classificatórios) tipo de gaiola, estado de conservação do veículo, raça dos animais, apartação dos animais, capacitação profissional do motorista, e como covariáveis a idade do motorista, tempo de experiência com veículo, duração da viagem, distância percorrida e densidade média nos compartimentos do veículo. As análises serão realizadas utilizando o procedimento GENMOND, com a função Random, do programa SAS, considerando uma distribuição Poisson para os dados de contagem. Para todas as análises será considerado o nível de significância P<0,05. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRANCO, Mariana Rezende. Caracterização do transporte rodoviário de bovinos de corte e efeitos no bem-estar animal e na qualidade as carcaças. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.