Busca avançada
Ano de início
Entree

Música popular brasileira em hi-fi: a sonoridade do Trio Surdina

Processo: 10/14165-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:José Roberto Zan
Beneficiário:Rodrigo Aparecido Vicente
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Musicologia   Música popular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:década de 1950 | música popular | Sonoridade | Musicologia histórica; música popular

Resumo

Este trabalho pretende investigar como se constitui a sonoridade do Trio Surdina, conjunto formado na década de 1950 pelos músicos Garoto (violão), Fafá Lemos (violino) e Chiquinho do Acordeom. Centrado na análise de elementos e procedimentos musicais como instrumentação, composições, performances e arranjos, busca-se compreender de que forma o grupo produziu uma sonoridade específica presente nos registros fonográficos, compatível com a emergência de uma nova sensibilidade auditiva naqueles anos. Pretende-se ainda refletir acerca das possíveis relações entre o debate ideológico sobre a música popular brasileira que permeou a imprensa na época e os parâmetros que orientaram as escolhas estéticas dos músicos. Em última instância, busca-se verificar em que medida o contexto sócio-histórico mais amplo e as representações construídas em torno da música popular produziram ressonâncias na sonoridade do Trio Surdina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)