Busca avançada
Ano de início
Entree

Percepcoes de professores de lingua portuguesa sobre a formacao leitora de seus alunos dos meios populares

Processo: 10/51914-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Teresa Cristina Rebolho Rego de Moraes
Beneficiário:Ana Paula Carneiro Renesto
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Professores   Psicologia cultural-histórica   Saberes docentes   Leitura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Camadas Populares | Ensino De Leitura | Leitura | Professores | Psicologia Historico-Cultural | Saberes Docentes

Resumo

Este projeto de tese insere-se no campo dos estudos relacionados à leitura e à educação e objetiva compreender, da perspectiva da psicologia histórico-cultural, questões referentes aos saberes e às percepções que os professores de (íngua portuguesa têm sobre a formação leitora de seus alunos das camadas populares. Por meio de questionários e, em seguida, de entrevistas de explicitação com professores do segundo segmento do ensino fundamental e do ensino médio da rede pública de ensino, pretende-se investigar que saberes mobilizam para a formação leitora e que percepções subjazem a esses saberes. Em outras palavras, deseja-se saber que aspectos os professores valorizam ao explicar a formação leitora de alguns de seus alunos em contraposição a não formação de outros. A hipótese preliminar da investigação é a de que as visões dos professores não apenas sobre a formação de seus alunos, mas também sobre seu papel nesse processo, orientam suas práticas docentes. Sendo assim, conhecer o universo de tais visões e explicações do professor pode contribuir para fornecer pistas úteis para a elaboração de programas de formação prévia e em serviço de educadores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RENESTO, Ana Paula Carneiro. Percepções de professores de língua portuguesa sobre a formação leitora de seus alunos dos meios populares. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.