Busca avançada
Ano de início
Entree

Crianças e jovens diagnosticados de dislexia: o que seus dados de escrita revelam?

Processo: 11/03931-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Maria Irma Hadler Coudry
Beneficiário:Laura Maria Mingotti Muller
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Neurolinguística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aquisição da escrita | Dislexia | Escrita | interlocução | Leitura | Neurolinguística Discursiva | Neurolinguística

Resumo

O presente projeto de pesquisa será desenvolvido a partir do acompanhamento longitudinal do processo de aquisição da escrita de crianças/jovens no Centro de Convivência de Linguagens (CCazinho), situado no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, e que foram diagnosticados de Dislexia. São apresentadas as primeiras reflexões que surgiram, em um primeiro momento, da análise dos dados de escrita produzidos pelos sujeitos e pela observação das implicações que o diagnóstico traz para sua entrada no mundo das letras. Esta investigação será feita a partir do referencial teórico e metodológico da Neurolinguística Discursiva. São dois os principais objetivos da pesquisa: (i) estudar o processo de aquisição da escrita de sujeitos que receberam diagnóstico de Dislexia, discutindo se as marcas que apresentam nos dados de escrita são sintomas de uma (suposta) patologia, como a literatura sobre Dislexia descreve, ou se se trata de hipóteses naturais do processo de aquisição; (ii) investigar as razões que levam os diagnósticos a serem valorizados pela sociedade, pela escola e pela família, bem como o modo como eles têm dificultado o processo de aquisição da escrita de crianças/jovens. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MULLER, Laura Maria Mingotti. Sujeitos, histórias e rótulos: a leitura e a escrita de crianças e jovens diagnosticados com dislexia. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.