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Análise dos movimentos oculares e respostas pupilares em atividades de leitura e provas de tomada de decisão lexical

Processo: 09/04768-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Elizeu Coutinho de Macedo
Beneficiário:Darlene Godoy de Oliveira
Instituição-sede: Coordenadoria de Pós-Graduação. Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Movimentos oculares   Dislexia   Leitura

Resumo

O funcionamento cognitivo envolvido na realização da leitura e na tomada de decisão lexical envolve diversos subsistemas lingüísticos que geralmente encontram-se prejudicados nos sujeitos com dislexia do desenvolvimento. A observação e registro de medidas fisiológicas tais como, os movimentos oculares e o diâmetro pupilar, permitem a realização de inferências a respeito das estruturas neurais envolvidas na leitura, bem como as estratégias cognitivas adotadas pelos leitores. O objetivo deste projeto é verificar o padrão de movimentos oculares e de medidas pupilares em tarefas de leitura e de decisão lexical em crianças com dislexia do desenvolvimento (G1), crianças boas leitoras pareadas por idade cronológica com o grupo de disléxicos (G2) e crianças boas leitoras pareadas por nível de leitura com o grupo de disléxicos (G3). Farão parte de cada grupo experimental 15 sujeitos, sendo que as crianças do G1 serão diagnosticadas por uma equipe multidisciplinar. Todos os sujeitos realizarão provas computadorizadas de leitura e escrita, consciência fonológica, avaliação do padrão de movimentos oculares na leitura e prova de decisão lexical com registro de medidas pupilares. A análise dos dados ocorrerá em função dos três grupos de leitores e das propriedades psicolingüísticas dos itens apresentados (lexicalidade, regularidade e comprimento). As variáveis dependentes serão o tempo de tomada de decisão lexical, número e tempo de fixação na leitura de palavras, número de sacadas regressivas e diâmetro pupilar. Os dados serão analisados por meio de ANOVAS de medidas repetidas para comparação entre os três grupos.