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O processo de desenvolvimento dos jogos e suas implicações na formação da consciência da criança na escola

Processo: 11/04034-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Irineu Aliprando Viotto Filho
Beneficiário:Rodrigo Lima Nunes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Alienação   Humanização   Desenvolvimento humano
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alienação | consciência | desenvolvimento humano | Humanizadora | Jogos Coletivos | Teoria Histórico-Cultural | Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Este projeto de pesquisa se dispõe a investigar estudantes em atividade de jogos coletivos na escola, com o objetivo de compreender o processo de desenvolvimento de sua consciência a qual será caracterizada como alienada ou humanizada, através do estudo e investigação de seus comportamentos e falas durante esses jogos. O local de realização da pesquisa será uma escola de ensino fundamental I da cidade de Presidente Prudente/SP os sujeitos serão estudantes de 06-07 anos de idade de um segundo ano da referida instituição. Pretende-se registrar os comportamentos e as falas dos sujeitos quando estiverem em atividade de jogo nas aulas de educação física desenvolvidas por membros do grupo de estudos e pesquisa GEIPEE/LAR e do qual este pesquisador faz parte. A categorização das falas e comportamentos dos sujeitos visará analisar se o processo de desenvolvimento das atividades de jogos está intencionalmente voltado para a humanização dos sujeitos a partir da atividade do jogo, ou se está voltado à alienação dos mesmos, o que implicaria numa consciência limitada. Enfatizando a importância da atividade do jogo no desenvolvimento humano, este projeto de pesquisa busca na teoria Histórico-Cultural e no materialismo histórico dialético seus pressupostos teórico-metodológicos, sendo que Leontiev (1989), Elkonin (1998) e Marx (2004), serão a base principal. Levando em consideração o quanto a sociedade capitalista é possibilitadora da produção e reprodução da alienação dos indivíduos em suas relações sociais e institucionais, entende-se que a escola, enquanto uma instituição social, pode colaborar para a formação de seres humanos alienados (Duarte, 2006). Parte-se da ideia central, neste sentido, que muitas práticas pedagógicas na educação escolar, inclusive aquelas voltadas à educação das crianças, principalmente nos jogos e brincadeiras, podem reproduzir processos de alienação, tendo em vista que as crianças nas suas relações escolares tendem a reproduzir os papéis sociais encontrados na própria sociedade. Assim, torna-se necessário enfatizar o papel do professor como mediador dos processos de desenvolvimento dos estudantes e valorizando-o como sujeito imprescindível na formação e desenvolvimento da consciência das crianças na escola. Serão realizadas observações sistemáticas das aulas aplicadas pelo grupo de pesquisa juntamente com o pesquisador, o que caracteriza essa pesquisa em qualitativa participante. Os dados coletados serão registrados em diário de campo, o qual será devidamente analisado a fim de categorizar e discutir o processo de desenvolvimento dos jogos e suas influências na construção da consciência e sociabilidade dos sujeitos quando da participação em atividades lúdicas durante as aulas. (AU)

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