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Processo: | 10/14296-0 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de agosto de 2011 |
Data de Término da vigência: | 31 de agosto de 2012 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes |
Pesquisador responsável: | Gilberto Alexandre Sobrinho |
Beneficiário: | Stefanie Hesse Alves |
Instituição Sede: | Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Televisão Programa de televisão |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | A Vida como ela é | Daniel Filho | Literatura e televisão | Programação Seriada | Estudos críticos de televisão |
Resumo Esta pesquisa propõe-se a analisar os quarenta episódios lançados em DVD, da série "A Vida Como Ela É", dirigida por Daniel Filho, adaptada por Euclydes Marinho, a partir da obra literária homônima de Nelson Rodrigues, exibida pelo programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão em 1996. Pretendemos investigar aspectos narrativos, discursivos de aspectos referentes à manifestação no dispositivo televisivo. Enquanto obra literária, A vida como ela é... chama a atenção por sua temática popularesca e polêmica, de grande apelo sexual, em que Nelson Rodrigues, com seu quê de crueldade, despe o pudor da sociedade e sacia a fome de perversão de seus leitores. Sua adaptação para a televisão por Daniel Filho, transforma o texto em sons e imagens, e nos inquire questionar o resultado dessa passagem, sobretudo, em relação aos processos de equivalência textual no que tange às questões mais provocativas levantadas pelo autor do texto de partida. Após perscrutar a obra em seus constituintes internos, julgamos necessário estudar o lugar dessa produção no quadro geral da programação da Rede Globo de Televisão. Trata-se de discutir de que maneira esse universo complexo foi traduzido em cores, formas, figurinos, maquiagens e enquadramentos. De que maneiras os corpos de mulheres e de homens foram tratados a fim de debater questões sobre seus comportamentos num tempo historicamente distante da exibição da série. Como música, vozes e efeitos sonoros ganham força dramática, e qual a sua influência na compreensão do sentido da obra. Destaca-se, ainda, as particularidades do formato seriado, que no corpus em questão adquire aspecto singular pela economia da duração, sua inserção num programa de variedades e o processo de adaptação do universo rodrigueano no horário nobre da televisão brasileira. (AU) | |
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